Avançar para o conteúdo principal

"Uma visita ao Parque Natural da Serra D'Aires e Candeeiros"

"Pior que não terminar uma viagem é nunca partir." (Amyr Klink)
Para hoje havia a espectativa de um belo dia solarengo . . .e assim foi!
levantei-me cedo, tomei a primeira refeição do dia calmamente e depois de vestir a fatiota da mota, fui ter com ela á garagem.
Tinha planeado ir fazer uma pequena visita ao Parque Natural da Serra D'Aires e Candeeiros, donde tão belas recordações tenho de alguns belos passeios de btt e até algumas caminhadas.
Pelas 10h00 já estava de visita aos "velhotes" no pequeno lugarejo de Robalo ali para os lados da Amêndoa - Vila de Rei.
Pus a conversa em dia e depois da despedida, segui em direção à N2, que segui até Abrantes.
A manhã estava esplêndida e apetecível para o mototurismo.
Segui para Constância, onde parei junto ao rio para uma pequena visita. É uma bonita vila aninhada entre os Rios Tejo e Zêzere e também apelidada de "Vila Poema" por nela ter residido o grande poeta Luís de Camões, que nela se terá inspirado para alguma das suas obras.
Cruzei a ponte sobre o Rio Zêzere e segui para Almourol, com nova paragem mesmo defronte do enigmático castelo, sitiado numa ilhota mesmo no meio do Rio Tejo, considerado um dos monumentos mais enigmáticos da reconquista cristã.
Depois da foto da praxe, voltei à estrada, agora rumo ao PNSAC, com passagem por Tancos, Vila Nova da Barquinha, Entroncamento, Torres Novas, Zibreira e Minde, já em pleno parque, onde parei para um belo almocinho numa tasquinha local, Um cozidinho à portuguesa à moda antiga.
Já de papinho cheio e com vontade de andar de mota, subi à Serra de Santo António para ver a impressionante Polje de Minde, uma vasta lagoa que se cria na Serra de Aires e Candeeiros, quando as condições de pluviosidade excedem os valores considerados normais e os terrenos atingem um nível tal de saturação, que não lhes permite absorver a água.
Um fenómeno raro, de grande interesse cientifico, constitui, igualmente, um fenómeno natural de invulgar beleza.
Por bonitas estradinhas panorâmicas e sem praticamente trânsito, cruzei aquele bonito parque, onde não ficamos indiferentes ao fascínio das suas grutas, os secretos algares, as dolinas e poljes, os canhões cársicos e os campos de lapiás. São manifestações naturais que nos surpreendem pela sua invulgaridade e se multiplicam nesta serra de suaves recortes.
É o mundo do silêncio. É o mundo das profundezas. É o mundo das insólitas formações rochosas. É também o mundo onde a água se esconde nas entranhas do mundo.
Por ali deambulei, pelo Vale Florido, Vale da Trave, Pé de Pedreira, Valverde, Vale de Ventos Arrimal, Bezerra, Serro Ventoso, Porto de Mós, Alcaria, Alvados e Mira D'Aire, não esquecendo a bonita Costa de Alvados, a Fórnea e o Serro Ventoso.
A tarde já ia a meio e era hora de regressar, pelo que rumei a Fátima e Ourém, apanhando mais à frente o IC9, que segui até Tomar.
Passei por Ferreira do Zêzere, Vale Serrão e Cernache, parando na Sertã para uma pequena visita ao meu irmão Luís e um lanchinho para o resto da viagem.
Com um até á próxima, segui para o IC8, por onde circulei até à A23 e IP2, chegando a Castelo Branco ao final do dia, com a barriguinha cheia de bons momentos, com a alma renovada e limpa das maleitas do quotidiano.

Fiquem bem.
Vêmo-nos na estrada, fora dela ou por aí.
Beijos, abraços e apertos de mão.
Inté.

AC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel