Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Maio, 2015

"Valbom e Lameirinha"

Hoje foi dia de Btt.
A minha "baixota" foi prendada com um par de pneus novos e hoje resolvi ir fazer uns kms para os partir e ver se estava tudo bem para a minha aventura que se inicia no próximo dim de semana. Testada e prontinha para desfrutar dos belos e selvagens trilhos do GR113 pela Serra de Albarracin, Montes Universais e Alcarria, seguindo o Rio Tejo desde a sua nascente até Toledo, nesta primeira fase. Hoje juntei-me ao Juca e companhia e fomos dar umas pedaladas campestres até Valbom e Lameirinha, o ponto de viragem do passeio de hoje. Eu e mais seis companheiros juntamo-nos na Quinta das Violetas e saímos da cidade pelo Lombardo em direção à Fonte Fundeira e Rouxinol, onde descemos à Arieira e Ponte de Ferro. Atacámos seguidamente a penosa subida ao Palvarinho, onde paramos no café junto à igreja matriz para a cafézada matinal. Subimos ao outro extremo da aldeia pelas suas ruelas empedradas e tomamos o rumo ao Salgueiro do campo, que cruzamos em direção ao Chão d…

"Fundão"

Hoje foi dia de pedalada asfáltica na companhia do Jorge Palma.
Juntámo-nos pelas 08h00 na Rotunda da racha e fizemo-nos à estrada em direção ao Fundão, com passagem nas imediações de Alcains e Lardosa. Passada Alpedrinha subimos a gardunha e descemos finalmente ao Fundão, onde paramos na Pastelaria Arte & Tradição para o cafézinho da manhã acompanhado de um belo pastelinho de cereja, no meu caso, pois o Jorge escolhe os bolos com a fita métrica. Uma bela manhã para dar umas pedaladas asfálticas com o calorzinho já a querer fazer das suas, mas ainda bastante suportável. Deixamos a cidade do Fundão e seguimos para o Souto da Casa e na rotunda seguinte viramos à esquerda para o Vale Mendinho e vale d'Urso, onde paramos no fontanário local para beber da água fresquinha e atestar bidons. Terminámos a suave subida ao alto da Paradanta e seguimos para o Casal da Fraga e S. Vicente da beira, onde efetuamos nova paragem para uma bebida fresca. A partir de S. Vicente a velocidade aumen…

"Vilar Barroco

Pelas 07h00 já pedalava na N.112 em direção ao alto da Foz do Giraldo.
Tinha como destino ir tomar o cafezinho matinal ao Orvalho, com regresso pelo Vilar Barroco .
A manhã estava fresquinha mas amena e pedalar cedo é para mim um prazer, não só pelo trânsito ser mais escasso, como pelos tons menos brilhantes na paisagem que me rodeia. Passei pelo Salgueiro e Lameirinha antes de atingir a Foz do Giraldo já com 35 kms pedalados, a maioria dos quais em suave pendente. Desci às Casas da Zebreira e continuei até ao Orvalho, onde parei para a matinal dose de cafeína que bebi calmamente na pequena esplanada do café. Cruzei depois aquela vila pelas suas ruelas empedradas, em direção ao cemitério, onde começa a estradinha que vai entroncar na N.238. Subi até ao início do passadiço para o alto da Cascata da Fraga da Água d'Alta e parei na fonte ali existente para atestar o bidon. Passei depois por Vilarinho antes de chegar a Vilar Barroco, uma bonita aldeia situada no sopé da Serra do Murad…

"Pelas serranias do Açor e da Estrela"

Ontem foi dia de volta vadia pelas bonitas serranias da serra do Açor e passagem pelas faldas da Serra da Estrela. Acompanharam-me nesta aventura, o Álvaro Lourenço e o Nuno Eusébio.
Saímos de Castelo Branco pelas 06h45 em direção a Silvares, o nosso local de partida e chegada, junto à igreja matriz. Um passeio projetado para percorrer algumas das mais emblemáticas estradinhas da Serra do Açôr e visitar algumas das suas emblemáticas aldeias. Pelas 08h00 fizemo-nos à estrada em direção à Barroca, com passagem por S. Martinho.
Na Barroca deixamos a N.238 e descemos a Dornelas do Zêzere, acompanhando o Rio Zêzere durante algum tempo. Ali tomamos o cafézinho matinal num bonito recanto, a "Princesa do Zêzere" continuando depois até à Portela de Unhais, enfrentando a primeira grande subida do dia, com passagem pelo Pisão, Carregal, Machialinho e Selada Porta. Consoante íamos ganhando altitude, a paisagen ia.nos distraindo e dando uma perspectiva do que nos esperava ao longo do pe…