Avançar para o conteúdo principal

"Pelo parque eólico do pinhal interior."

Hoje resolvi pôr a minha "ézinha" a ranger, pelas serranias do Parque Eólico do Pinhal Interior.
Levantei-me cedo, dei uma espreitadela pela janela da cozinha para ver como estava o tempo e depois de tomada a primeira refeição do dia, fiz-me à estrada.
Resolvi ir até à central de Transformação do Parque Eólico do Pinhal Interior com passagem pela Lisga e Isna.
Abandonei a cidade pelas 07h30 e pela Milhã segui pelo Salgueiro do Campo até ao final da reta da Esteveira, onde fleti à esquerda para o Vale Ferradas, Grade e Vale Maria Dona.
Cheguei à Azenha de Cima e depois da pequena subida, virei à dereita e desci ao Pomar para enfrentar a longuíssima subida às eólicas com passagem pela Lisga.
Uma duríssima subida sempre nos dois dígitos, apenas com um descanso antes da Lisga, para chegar aos 18% já quase no final da aldeia e à chegada à capela, transformando-se anda mais penoso pelo fato de ser empedrado.
Depois da passagem pela aldeia, há ainda uma longa distância até culminar a subida, junto à central elétrica.
Depois foi gozar a descida até à Isna, uma bonita aldeia cá do nosso belo interior.
Continuei pelo Vale da Cuba e desci à Barragem das Corgas, onde parei um pouco para apreciar aquela média bacia hidrográfica e criar peito para a segunda e também bastante longa subida até à Central de Transformação.
Nova paragem para apreciar aquela brutal panorâmica e alimentar-me um pouco.
Desci à Castanheira e com passagem pelo Souto e Casa Nova, cheguei à Sobreira Formosa, onde virei à esquerda e segui pela já bem conhecida estrada, rumo a Castelo Branco.
Passei pela Froia e parei na Catraia para comer algo mais sólido e tomar um cafézinho, seguindo depois para a Catraia Cimeira, Monte Gordo, Vale d'Agua, Sarzedas, Cabeço do Infante, Vilares e Taberna Seca, onde cheguei depois da última dificuldade do dia, com a subida desde a ponte do Rio Ocreza.
Cheguei à cidade pelas 13h15, com 116 durinhos kms, pedalados pelas bonitas e panorâmicas estradinhas do pinhal interior, cruzando castiças aldeias e vencendo um bom par de dificuldades montanhosas entre paisagens únicas.
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-