Avançar para o conteúdo principal

"A estreia da Canic"

O ciclocross é uma das minhas antigas paixões, agora repescada com a entrada desta nova "Canic", uma boa aposta da Ktm, que a "vestiu" com todos os ingredientes para a prática deste bonito desporto, que no meu caso, lhe dou apenas uso na vertente lúdica.
Como o meu companheiro da fininha de pneu cardado se encontra ausente neste fim de semana, pensei inicialmente ir dar uma voltinha a solo para me habituar a tão singela montada.
Mas acabei por decidir ir em busca de companheiros para desfrutar desta bela manhã de verão.
Fui então fazer uma visita á rapaziada que se junta nas "Tílias" para um passeio calmo e descontraído, pois a "montada" de hoje não gosta muito de radicalismos.
Juntei-me assim ao Juca, Tó Bispo, Alfredo Martins, Nuno Barata e Pedro Pereira e fomos dar uma volta de Btt, acabando eu por assumir e delinear o trajeto.
Abandonamos a cidade rumo a Alcains e pelo Vale Capitão, Quinta da Ordinha, Folha da Lardosa, Fonte Caiada, Vale do Asno e Seixeira chegamos às proximidades da Lardosa, onde não entramos, reservando essa parte para o regresso.
Cruzamos a linha férrea e pelo Vale Feito e Monte das Areias seguimos até ao Apeadeiro da Soalheira, ladeando a linha pelo Marco Alto e cruzando-a mais à frente para seguirmos para a Soalheira, pela Ponte da Godinha.
Já na Soalheira, paramos no café junto ao largo na entrada sul depois do cafézinho da praxe seguimos para o Curral das Figueiras, Rosmaninheira e Vale do Mota, onde entramos na estrada que vem do Louriçal do Campo, que seguimos durante umas centenas de metros, fletindo depois à direita para o Monte da Granja, onde desta vez viramos à esquerda para nos acercarmos da margem da Barragem da Marateca.
Pedalamos umas boas centenas de metros sempre junto à água, desfrutando daquela espetacular panorâmica, até que chegamos à passagem sobre um dos braços da barragem, da estrada que vai entroncar na N.18.
Fomos seguidamente até à Lardosa e aqui fizemos a segunda paragem do dia, para beber uma bjeca no "Tá-se Bem". 
Já recompostos fizemos os últimos kms até à cidade, com passagem de novo pelo Monte da Ordinha e Alcains.
Entrei na cidade pelas 12h45, com 75 kms pedalados numa bonita manhã de verão e desfrutando do companheirismo da malta que hoje acompanhei nestas primeiras pedaladas com a "canic".
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-