Avançar para o conteúdo principal

"O outro lado da Estrêla"

Ontem, acompanhado dos amigos Nuno Maia, Hugo Botelho e Nuno Antunes, ambos emigrados na Suíça e a passar uns dias de ferias cá no nosso "cantinho", fui fazer uma volta vadia, privilegiando o outro lado da Serra da Estrêla e visitando algumas das suas bonitas aldeias históricas.
De Castelo Branco, sai eu, o Nuno Maia e o Nuno Antunes, pelas 06h15, rumo ao Vale da Amoreira, onde montamos o ponto de chegada e partida desta aventura pelas estradinhas serranas da zona.
O Hugo Botelho, vindo de Admoço, foi a nosso encontro, com hora marcada para as 07h30.
Quando estávamos já próximo do vale da Amoreira, o Nuno Antunes conheceu um companheiro que pedalava em direção a Manteigas, também ele emigrante na Suíça e que nos acompanhou durante grande parte do percurso.
Depois da apresentação daquele novo companheiro, o João e das bikes preparadas, tomamos o cafezinho matinal, logo ali, no Café Ideal, antes de nos fazermos à estrada.
Em andamento descontraído pedalamos em direção a Manteigas, onde entramos, por S. Gabriel, com passagem pelo Sameiro.
A névoa de fumo que cobria vales circundantes, davam bem a ideia da grandeza do fogo que assolava a região, um flagelo para a floresta, populações e toda a gente envolvida para o dominar.
Um pouco apreensivos, relativamente ao percurso que tínhamos delineado para este dia, tentamos alhear-nos um pouco desse flagelo, mas no fundo também sofríamos ao ver as longas e grossas colunas de fumo, lá no alto, nas traseiras da Pousada de S. Lourenço e zona de Gouveia, para onde nos dirigia-mos.
Demos início a bela subida à Pousada de S. Lourenço, bem sombreada e onde o calor que nos aguardava para as horas seguintes ainda não tinha chegado àquele fantástico lugar.
Sempre em amena cavaqueira lá fomos subindo e  contornando as muitas curvas que completa a subida e depois de passar pela pousada, continuamos até à fonte da nascente do Mondeguinho, onde atestamos bidons.
Logo a seguir, paramos junto aos feirantes, nas Penhas Douradas e fomos beber uma bebida fresca e uma bela sandocha mista de presunto e queijo da serra, que dividimos entre nós.
Ali nos inteiramos da grandeza do incêndio e da forma violenta como ele deflagrava, com o vento a levá-lo em direção à zona de Manteigas.
Começamos a descer em direção a Gouveia e depois do cruzamento para o Sabugueiro, já a estrada serpenteava por terreno queimado.
Entretanto fomos alertados de que havia focos de incêndio junto à estrada e que não deveríamos descer.
Analizámos friamente a situação, pois havia visibilidade em toda a extensão que queríamos descer até Gouveia e que estava toda ela vigiada por bombeiros, proteção civil e guarda republicana.
Resolvemos descer e em segurança, pois em nenhum momento estivemos em perigo, mas aquela zona tinha um aspeto bastante desolador e com o fogo ainda em atividade.
Passamos Gouveia e a partir daqui, passamos a outro mundo e começamos a afastar-nos daquele negro local.
Chegamos à aldeia de Nabais e aqui fletimos à direita em direção à histórica Vila de Folgosinho, que sobranceira e majestosa, se ergue a Nascente e Sul, numa enorme cordilheira em que sobressaem os montes de S. Domingos (1270m), S. Tiago (1490m) e a Santinha (1590m), donde descem três ribeiras que, na sua passagem, movem moinhos e irrigam as margens declivosas e profundas, seguindo em direcção a Melo e ao Freixo: a dos Limites, a das Moitas e a da Fórnea que mais á frente vão engrossar o caudal do Mondego que já passou na Assedace, abraçou Celorico da Beira e inflecte, pressuroso, em direcção a Coimbra onde pára, para ouvir as canções dos estudantes e os gemidos das guitarras coimbrãs, em noites de fados e serenatas, e vai finalmente precipitar-se, no Oceano, na Figueira da Foz, extenuado da longa caminhada.
(...)

Chegamos à aldeia depois de enfrentarmos uma dura subida, que na parte final nos fez suar a estopinhas com os seus 21% de inclinação.
Vistitamos a parte central da aldeia, com passagem pelo largo onde se encontra o famoso restaurante do "Albertino", a Fonte do Pedrão e o Pelourinho.
Descemos pelas suas ingremes e estreitas ruelas de antigo empedrado e rumamos a Linhares da Beira, outra aldeia histórica, com passagem por Freixo da Serra e Figueiró da Serra.
A subida a esta histórica aldeia, foi bem mais suave e a passagem pelas suas medievais ruas foi bstante prazenteiro.
Já não me deslocava a Linhares desde que por ali passei, num dia bastante chuvoso, quando fiz o GR.22 (Rota das Aldeias Históricas).
Linhares da Beira, aldeia histórica do concelho de Celorico da Beira, é um autêntico museu ao ar livre. Com um passado rico bem guardado até aos nossos dias, cada uma das pedras das magníficas ruas que aqui existem, contam histórias fantásticas, e revelam a importância que esta aldeia teve no passado.

Situada na vertente ocidental da Serra da Estrela, à altitude de 180 metros, esta vila de fundação medieval oferece ao visitante magníficas paisagens montanhosas, típicas da Beira, de ar puro, e águas frescas e puras, cultura, artes medievais e renascentistas.

Linhares orgulha-se do seu imponente e poderoso castelo de arquitectura essencialmente militar, mas também românico e gótico. O castelo ocupa um cabeço rodeado por penedos graníticos escarpados, com exceção da encosta onde se situa a povoação.

Depois de percorrer algumas das suas lindíssimas ruelas, tiramos a foto de grupo junto ao seu imponente castelo e retomamos a nossa aventura, descendo de novo à estrada que segue para Videmonte, pois não havia outra alternativa.
Por uma bonita estrada e com uma fenomenal panorâmica tomamos o rumo a Videmonte.
Alguns kms mais á frente, chegámos à pequena aldeia de Assanhas, tendo eu dito aos meus companheiros de pedalada "a partir daqui é que isto vai ficar assanhado!"
As duras rampas a perder de vista, inicialmente com pendente acima dos 10% levou-nos durante um bom par de kms até Uma zona mais plana, onde pudemos respirar um pouco, antes de chegarmos ao cruzamento da Carrapichana, onde numa viragem à direita, tivemos que enfrentar uns seis ou sete kms de pura ascensão, em estrada com mau piso e onde a pendente não baixava dos 9%. 
Deste lado da Serra também se sobe . . .e bem e a paisagística é bem diferente.
Chegamos à cumeada já a clamar por água, mas depressa chegamos a Videmonte, onde inicialmente paramos no parque de merendas à entrada da aldeia para abastecermos de água.
Videmonte encontra-se no extremo Oeste do Concelho, siobranceira ao vale do Mondego, em plena Serra da Estrela, confinando os seus limites, muito largos, com Gouveia, Folgosinho, Linhares e Manteigas. 
Descemos então à aldeia e paramos num bonito recanto, já meu conhecido, onde numa bela tasca, comemos umas belas tapas de presunto, chouriço e queijo da serra, empurradas por umas belas jolas fresquinhas, enquanto as nossas bikes descansavam tranquilamente, encostadas aleatóriamente pelo pequeno largo de aldeia.
Já só nos faltava uma pequena ascensão até à aldeia de Trinta, antes de nos distrairmos em sentido ascendente até Valhelhas.
Antes, ainda paramos no mirador junto á entrada para a aldeia de Trinta, para uma pequena mirada e uma foto de grupo.
Passamos a aldeia e nos Meios, viramos para Fernão Joanes e Famalicão da Serra, onde chegamos depois de um bom teste aos travões das nossas bikes, nas inclinadíssimas curvas em cotovelo que antecedem a aldeia.
Até Valhelhas foi em modo contemplativo e já na N.232, que segue para Manteigas, pedalamos a última meia dúzia de kms que nos separavam do Vale da Amoreira.
Depois de arrumadas as bikes e o restante material, mudamos de visual e fomos até à tasca, onde calmamente degustamos uns belos peixinhos fritos e umas feveras de palitar, acompanhadas da bela da jola da praxe.
Uma bela manhã com prolongamento, pedalando pelas bonitas e panorâmicas estradas da Serra da Estrela, na agradável companhia dos amigos Hugo Botelho, Nuno Maia e Nuno Antunes, a que se nos juntou numa parte do percurso o João, que se separou do grupo antes da subida a Linhares da Beira.
114 kms, foram mais que suficientes para esta manhã divertida, em que visitamos algumas das mais belas aldeias históricas do parque natural da Serra da Estrêla e outras, provando a sua bela gastronomia e sobretudo, divertindo-nos com um dos desportos que nos apraz praticar. O cicloturismo lúdico e de aventura.
O Hugo Botelho e o Nuno Antunes estão de regresso à Suiça, mas espero que no próximo ano ainda esteja à altura de com eles partilhar mais um belo par de aventuras velocipédicas.
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel