Avançar para o conteúdo principal

"Nossa Senhora do Loreto"

"Depois de três dias de bom btt por trilhos fantásticos e companheiros do melhor, nada melhor que uma voltinha asfálticampara dar descanso à "santa".
Hoje de manhã levantei-me e fui dar uma espreitadela pela janela. Estava um pouco fresco mas não havia indícios de chuva.
Tomei calmamente o pequeno almoço, fui buscar a "ézinha" e fizemo-nos à estrada com a intenção de ir fazer uma visita à Sra do Loreto em Alcafozes.
"Consagrada padroeira universal da aviação pelo Papa Bento XV em 1920, dada a forma dinâmica da sua imagem. Conselho de forte tradição religiosa, Nossa Senhora do Loreto é venerada na povoação de Alcafozes há várias gerações, foi adotada pelas gentes da terra como sua padroeira.
O culto desta povoação da Beira Baixa pela Senhora do Loreto, é um mistério.
As gerações remontam-no às tropas napoleónicas, quando abandonaram a imagem da santa, ao fugirem do exército anglo-luso. (Wix.com)

Rumei aos Escalos de Baixo, desci a Monheca e segui para o Ladoeiro, onde parei no Café do "Ti Valente" para tomar a matinal dose de cafeína e dar dois dedos de conversa.
Depois de cruzar a povoação fui até à Sra da Graça, onde fleti à direita para Alcafozes, entrando pelo acesso à Sra do Santuário da senhora do Loreto, onde parei para comer umas bolachinhas que levava no bolso do jersey.
Depois de um par de fotos para mais tarde recordar, entrei na povoação, cruzando pelo empedrado irregular das suas ruas, até á outra entrada, junto à rotunda, que dá acesso a Medelim, para onde segui.
Desta vez não parei em Medelim e segui para a Bemposta, com paragem junto ao adro da igreja, para atestar o bidom no fontanério ali existente.
A estrada desde Medelim até ao cruzamento de Pedrogão está em mau estado, pelo que teve que ser feita nas calmas para evitar algum contratempo.
Chegado ao cruzamento de Pedrogão de São Pedro, virei à esquerda e rumei a Castelo Branco, com passagem por S. Miguel d'Acha, S. Gens e Escalos de Cima.
Foi uma voltinha asfáltica catita, que culminou com 106 kms pedalados numa manhã um pouco acinzentada e ainda fria, um pouco aquém das belas manhãs primaveris que ansionamos.
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-