Avançar para o conteúdo principal

GR Vale do Coa - Dia 2 - De Miuzela à Quinta Nova"

O primeiro dia da GR tinha sido um sucesso. Lindas paisagens e trilhos bem catitas tinham cativado a malta.
O cuidado na preparação da rota, os abastecimentos e o alojamento foram uma mais valia desta travessia e, no meu caso, a ansiedade para este segundo dia estava em alta.
Pela manhã, lá tomei o pequeno almoço na casa da Juventude de Almeida, onde fiquei alojado e pouco depois das 08h00, já com a malta toda reunida, seguimos de autocarro para a Miuzela, para dar início ao segundo dia de aventura.
Fomos buscar as bicicletas que tinham ficado guardadas num pavilhão da junta de freguesia e depois dos preparativos habituais, fizemo-nos aos trilhos.
Descemos por asfalto até à ponte sobre o Rio Coa e depois de duas centenas de metros em subida, viramos à esquerda à entrada da povoação de Badamalos e descemos para a margem do rio que acompanhamos durante alguns kms desfrutando de maravilhosas paisagens e trilhos espetaculares, onde não faltou a travessia de algumas peculiares pontes pedonais.
Cruzamos o rio para a outra margem por uma dessas bonitas passagens e chegamos a Porto de Ovelha, que cruzamos, seguindo para a aldeia do Jardo, onde efetuamos o primeiro abastecimento, junto ao rio, com uma soberba vista sobre a ponte se S. Roque.
Sempre pedalando, ora em bonitos e alguns algo técnicos carreirinhos, ora em panorâmicos trilhos, chegamos a Almeida, onde tinhamos montado o "quartel general", mas não era ainda para ficar.
Paramos sim, mas para o segundo abastecimento do dia, numa das portas de entrada da vila.
Depois das calorias repostas, continuamos em direção à Quinta Nova, o final da etapa de hoje, abandonando Almeida pelo Arrabalde de Santo António.
Por trilhos espetaculares e magnânimas paisagens seguimos em direção a Cinco Vilas, descendo depois para junto do rio onde se pudemos observar as ruinas de uma bela ponte romana, destruída em 1909 por uma cheia, conservanso ainda 3 dos 5 arcos primitivos.
A chegada à Quinta Nova um belo osso de roer feio por uma bela subida em calçada, que presumo seja o caminho conhecido como "Estrada de França", restos de uma antiga calçada romana que fazia parte da via imperial que ligava a cidade da Guarda a Astorga.
Conquistado aquele belo carocinho, segui-se um par de kms em estradão rolante até ao final da etapa, que culminou no belo empreendimento "Encostas do Coa", onde fomos brindados com um belo lanche de final de etapa.
Depois de guardar as bicicletas nas instalações daquele espaço rural, regressamos a Almeida no autocarro que nos acompanhou ao longo destes três maravilhosos dias de aventura.
Depois do banhinho tomado, fomos jantar a nosso restaurante adotado, o "Granito".
Seguiu-se uma visita noturna à vila entre muralhas e uma ginjinhas num dos seus peculiares bares para manter o corpo quentinho, pois o calor não abundava por aquelas bandas.
68 kms de excelentes pedaladas, paisagens únicas e boa e sã camaradagem, tornaram este dia num belo dia para mais tarde recordar.
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-