Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Agosto, 2014

"Hoje foi dia de mato"

Logo pelas 07h, juntei-me ao Vasco Soares, na Rotunda da Racha, para mais um passeio velocipédico, desta vez de btt. Também por ali apareceram o Silvério, com a fininha e o Leandro, que ia de passagem. Problema resolvido e dois para cada lado . . . uns para o mato e outros para o asfalto! Abandonámos a cidade pelo Quinteiro e tomámos o rumo ao Forninho do Bispo, passando depois pelo Monte do Zeferino e pelo Cutileiro, em direção à Rebouça, onde entrámos no estradão que segue para a Belgais. Depois de passar o malhão do Monte das Sesmarias, virámos à esquerda e seguimos para o Casal dos Mourões e mais à frente entrámos na Capa Rota, onde tive que dar um jeito no percurso inicialmente programado, por causa das novas aramadas que por ali abundam. Encontrado o caminho, passámos a Risca do Ouro e descemos à Ribeirinha, que transpusemos por uma passagem singular e que nos deu acesso ao caminho para a Balorca e Escalos de Baixo. Na aldeia, fizemos uma breve paragem para a matinal dose de ca…

"Toulões"

Hoje foi de passeio até Toulões. Na companhia do António Leandro, Vasco Soares e Silvério Correia, abandonámos a cidade pouco depois da 07h, para o nosso passeio matinal. Tomámos a direção dos Escalos de Cima e descemos a S. Gens. Aqui, fletimos à direita e passámos Oledo e Idanha a Nova, para descermos à Sra da Graça. O calor hoje já abrasava um pouco e o fumo e as cinzas que ontem tapavam o céu sobre a cidade, já tinham desaparecido. Um bom augúrio e sinal de que os fogos já tinham sido debelados. Na Sra da Graça, rumámos ao cruzamento de Alcafozes, onde virámos á direita para Toulões, onde parámos para a matinal dose de cafeína. Pela estreita estradinha de ligação à N240, seguimos para a Zebreira e Ladoeiro, onde efetuámos nova paragem para nos refrescarmos com umas bebidas frescas no Café do "Ti Valente". Uma paragem um pouco mais demorada, em conversa animada, pois tempo não nos faltava e o calor não nos incitava muito a pedalar. Regressámos à cidade pelos Escalos de B…

"Passeio de btt por Ronções, Alpreade e Salgueirinho"

Hoje foi dia de ir para o mato. A tradição domingueira da concentração nas docas pelas 08h00, parece-me estar em fase de "insolvência". Separando o habitual abrandamento dos quentes meses de Julho e Agosto, a malta está a desaparecer. Uns renderam-se ás duas rodas a motor, outros andam encantados com as maravilhas das app´s e outros, até venderam, ou estão a vender as suas btt's, porque dizem estar rendidos às bikes asfálticas. (ainda há bem pouco tempo, quem andava de bike de estrada era apelidado de "menino", de btt é que era bom e para duros.) Cuidado, porque as modas são passageiras!!! No Café Sical, nas docas, apareceram para tomar o cafezinho matinal, além de mim, o Abílio Fidalgo, o Vasco Soares e o Pedro Antunes. A volta de hoje, acabou por ser um pouco atípica, pois o Pedro, que estava de serviço, tve que nos abandonar, pois recebeu uma chamada de serviço junto a Aeródromo. o Fidalgo, depois de bebermos uma mini "nêga" no café do jardim, na …

"Passeio asfáltico pelo Pião e Vilar Barroco"

Para que o meu passeio montanhoso da passada quinta feira não ficasse solitário, juntei-lhe hoje mais uma volta também com algum perfil de montanha, para ver como é que anda o corpinho cá do "rapaz!" e derreter mais uma camadita do "toucinho" acumulado pelas feriazitas, onde troco, de bom grado, a bicicleta por uns bons "manjares" e um bom par de iguarias . . . depois, bem . . .depois conto com a minha "ézinha" e com a minha "santa", para voltarem a alisar a "coisa" . . . e lá vamos tentando, pois então! Hoje, com duas baixas de vulto no pelotão, talvez por ainda estarem a soro, fomos dar uma voltinha pela zona do pinhal. Apareceram na Racha, além de mim, o Nuno Maia, o Rui Salgueiro e o Pedro Roxo e, pelas 07h10, abandonámos a cidade em direção ao Cabeço do Infante, com passagem pela Taberna Seca e Vilares. À entrada do Cabeço do Infante, parámos no café ali existente, para a matinal dose de cafeína e dois dedos de conversa…

"Pelos Vales de Ambroz, Jerte e Alto de la Vera."

Recebi convite do meu amigo facebokiano José Romero Ruiz, para participar na prova, denominada "nor3xtreme", o primeiro GranFondo feito nas terras altas do norte da Extremadura e uma zona que conheço um pouco e me encanta. Fiquei em "pulgas" para conhecer o percurso, tanto mais que já andava há uns tempos a delinear uma volta por aquelas bandas, em estrada e em btt.
Ao conhecer o percurso, apesar da sua dureza, fiquei logo com vontade de o fazer, mas fora da parte competitiva, apesar de estar classificada como "não competitiva" . . . então mas não é o que todos dizem!!! 3 puertos de 2ª. categoria, 2 de 1ª. categoria e 2 de categoria especial, numa só "tirada" de 158 kms, já fazem uma "boa mossa" e, é sobretudo, uma boa forma de testarmos a nossa superação pessoal, numa boa, de forma lúdica, cultural e porque não gastronómica! O bom senso, aconselhou-me a levar um grupo pequeno e o mais homogéneo possível e que se identificasse com a m…