Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Fevereiro, 2014

"Vale do Gamão"

Hoje, era suposto ser um dia para descansar, após uma sexta, sábado e domingo de atividade cicloturista. Um telefonema do Carlos Sales, alterou esta situação. Não poderia recusar um convite para dar umas pedaladas com o amigo Carlos, o meu companheiro das "voltas vadias", agora a voltar à atividade cicloturista, após uns largos meses de ausência forçada. Combinámos juntar-nos na Pastelaria "A Ministra", na Carapalha, onde tomei o cafezinho da manhã. Eram 09h00. Entretanto chega o Micaelo, que tinha ido levar o filho à escola e fez-nos companhia, tomando café connosco e dando também ele dois dedos de conversa. Saímos então para os trilhos, abandonando a cidade pelo Valongo, rumando às casetas dos Maxiais e Cebolais. Cruzámos a M.553 e subimos às Olelas, pela sua vertente mais suave, para descermos ao Retaxo, que cruzámos em direção ao Pavilhão Gimnodesportivo, onde voltámos a entrar nos trilhos. Embrenhamo-nos pelo Vale do Gamão, onde desenhámos várias figuras, seg…

"Uma betêtada, daquelas que a malta gosta!"

Hoje foi o Luís Lourenço a conduzir a rapaziada, o tal da "vela encharcada", e que hoje, já com velas novas, e se calhar, também com os platinados mudados, levou a rapaziada para uma série de trilhos bem catitas e também com muito "cócó . . . sem odor", mas que a malta gosta e dá pica! Só as "Marias" é que ficam um pouco irritadas, quando nos vêm chegar a casa com o fatinho de côr diferente, daquela com que saímos logo pela manhã. Pelas 08h, compareceram nas Docas onze companheiros, com vontade de dar umas pedaladas de btt e sem receio das previsões meteorológicas, que apontavam alguma chuva para hoje. Eu, Vasco Soares, Abílio Fidalgo, João Afonso, Álvaro Martins, Luís Lourenço, Nuno Dias, Nuno Eusébio, Pedro Antunes, Sérgio Marujo, e Sílvio Batista, fomos os protagonistas desta bela manhã de Btt. Saímos da cidade em direção à Caseta dos Maxiais e com passagem pelo Monte do Rei e Vale das Quedas, cruzámos a M553, para subir seguidamente às Olelas, pela s…

"Voltinha rolante"

Hoje, foi dia de voltinha asfáltica. Pouco antes das 08h, peguei na minha "ézinha", juntei-me ao Leandro, Álvaro e João Afonso, que me aguardavam á porta da garagem, e fomos ter com o resto da rapaziada à rotunda da Racha. Apareceram ainda o Jorge Palma, Nuno Maia, Vasco Soares, Luís Lourenço e Nuno Eusébio. Abandonámos a cidade em direção a Cafede, com a manhã bastante cinzenta e a ameaçar chuva. À saída de Cafede, virámos à esquerda para a estradinha panorâmica para a Póvoa de Rio de Moinhos, continuando para a Barragem da Marateca, sempre linda, quer faça sol, quer faça chuva. E, foi mesmo com chuvisco que por lá passámos. Contornámos a rotunda da Lardosa, onde nos cruzámos com a malta da Covilhã, liderada pelo amigo Cavaca e seguimos para o Louriçal, onde não entrámos, virando o azimute à Soalheira, com paragem quase obrigatória nas bombas locais, para o cafezinho da manhã. Aquela chuvinha, tipo "molha parvos", mantinha-se e a malta já estava a pensar que a ir…

"Ingarnal"

Hoje, na sempre agradável companhia do Vasco Soares, fomos até ao Ingarnal, uma pitoresca aldeia, cravada quase no cume do Cabeço do Zibreiro, na abas da Serra da Gardunha. O ponto de encontro foi, como é hábito, na Rotunda da Racha e, com o ponteiro horário já a abandonar as 9h, saímos em direção a Almaceda, passando pelo Salgueiro do Campo e Lameirinha.
Entrámos em Almaceda pelo terrivel piso empedrado e parámos na padaria local, também pastelaria, para a matinal dose de cafeína. Desta vez, troquei o pastelito de nata por uma cremosa bola de Berlim, sendo acompanhado pelo Vasco após alguma indecisão. Como me parece ser um pouco mais virado para o chocolate, umas lindas fatias de bolo com aquela bonita cor aveludada, estavam a baralhar-lhe os neurónios. Mas no final, acho que ficou satisfeito com a decisão, pois as bolinhas de berlim, estavam divinais!!! Atenção!!! Não me "divorciei" daqueles deliciosos bolinhos, que se assemelham a "malguinhas" . . . os pasteis …