"Passeio domingueiro por Stº. André das Tojeitas e Vila Velha de Rodão"

Hoje, para quebrar rotinas, dei prioridade à minha "ézinha" e fui passear com a malta do asfalto, onde eu também me incluo, mas que partilho com o Btt.
Juntei-me ao Jorge Palma, Rui Salgueiro e Vasco Soares na Rotunda da racha e fomos ter com o resto da rapaziada ao Continente.
Encontrámos o Paulo Jalles, António Leandro, Paulo Neto, o Afonso e o Paulito na Avenida da Europa e seguimos juntos nesta bonita manhã outonal e bem convidativa a umas boas pedaladas.
Combinamos ir tomar o cafezinho ao Cabeço do Infante, onde já temos patrocínio com as bolachinhas que acompanham a malguinha cafeínica. Uma cortesia da dona do café para a malta, quando por ali passa.
Mas antes, tivemos que rapar um pouco de frio na descida ao Rio Ocreza, desta vez agravado com uma densa neblina, que logo se esfumou no início da subida aos Vilares de Cima. Nem a subida gerou calor, ao contrário das subidas anteriores.
Já com a temperatura normalizada com o cafezinho matinal, seguimos para Santo André das Tojeiras e descemos ao Rio Ocreza, desta vez com passagem pela Fonte Longa, para subirmos uma das rampas do Gaviãozinho, desta vez a menos agressiva.
Já na ponte sobre o rio, tirámos a foto de grupo e iniciámos a subida à Sarnadinha, passámos Alvaiade e descemos a Vila velha de Rodão pela Tavila e Gavião.
Como aos domingos a Bolaria Rodense está fechada, parámos no café das bombas para uma bebida fresca e para o Paulo Jalles tomar o seu cafezinho matinal, pois alegou na primeira paragem que ainda era cedo para o seu cafezinho.
Pela N.18 subimos às sarnadas com passagem pelo Coxerro e entroncámos no velho IP2, que nos conduziu à cidade, onde chegámos pelas 11h40, com 79 kms pedalados numa bonita manhã para a prática deste salutar desporto, num grupo animado e bem disposto.
O Rui Salgueiro e o Vasco Soares, ao cruzamento para os Perais, separaram-se do grupo, para fazerem mais uns kms e desfrutarem um pouco mais desta maravilhosa manhã outonal.