Avançar para o conteúdo principal

"Aventura de Btt pela Serra de Gata"

Ontem, na companhia dos amigos Marco Messias e Carlos Pinto, fomos pedalar pelos trilhos ancestrais da "Sierra de Gata".
Combinamos encontrar-nos pelas 08h30 em San Martin de Trevejo, onde irámos dar inicio a esta "ruta" e cumprimos com pontualidade inglesa, como referiu o Marco, quando ali chegou.
Depois dos cumprimentos da praxe e estacionamento adequado de viaturas, começamos a preparar as nossas "meninas" e restante material, pois hoje, era dia de trabalho árduo para as nossas "gingas de roda grossa".
Já prontinhos para o arranque, perscrutámos o céu e algumas nuvens negras e neblina nas zonas mais altas, criaram-nos alguma apreensão mas a "pica", essa, estava em alta . . . bora lá pedalar!
Entramos na bonita povoação de San Martin de Trevejo, situada nas faldas do Pico Jalama , com a sua arquitetura interior cuidadíssima, com a água correndo pelas suas ruelas, espetaculares paisagens criadas pelas suas matas de castanheiros e uma linguagem (la fala) apenas falada no últimos dos vales da "Sierra de Gata"
Apenas fizemos uma curta visita à sua pequena e bela "Plaza Mayor", onde destaco "la fonti Chafaril, onde sobressai o escudo imperial dos Habsburgos.
Ali demos praticamente o "tiro" de partida para esta encantadora aventura, descendo a rua em direção ao Convento de S. Miguel" ladeando depois durante algum tempo o Rio de la Vega que percorre o vale por onde iniciámos a impressionante subida ao Teso de la Nave.
Um par de kms depois fletimos à direita e aqui, foi o nosso portal de entrada no magnífico e impressionante "Castañar de Ojesto" considerado o mais extenso de toda a Extremadura e um dos mais densos da Europa. Estávamos já nos 750 metros de altitude.
A malta ia-se contorcendo, conquistando metro a metro aquele mágico trilho milenar em calçada romana, bem vestido com a folhagem das folhas mortas dos milhares de castanheiros que ladeavam o trilho, criando uma imagem mágica e única.
Durante a nossa ascensão, lá nos cruzávamos de vez em quando com grupos de caminheiros, que tal como nós desfrutavam aquela beleza impar.
Já a cerca de 900 metros de altitude, a paragem foi obrigatória e não forçada pelos escorreganços  e empancamentos das rodas das nossas bikes. Chegáramos a um local deveras idílico, com os seus castanheiros centenários e conhecido como "Los Abuelos".
Ali disparámos as nossas digitais em todas as direções e tiramos a foto de grupo, para mais tarde recordar.
Continuamos a nossa luta contra as pedras da calçada, com zonas bastantes irregulares, mas a nossa determinação era mais forte e fomos vencendo, e por vezes vencidos até chegarmos à bonita cascata do Rio de la Veja.
Uma nova paragem para apreciar aquele belo recanto e seguimos à conquista do "puerto", que concluímos com a chegada ao Teso de la Nave.
Estava concluída uma das zonas mais emblemáticas do nosso passeio, a subida ao "Puerto de Santa Clara" pelo "Castañar de Ojesto"
Lá no alto, cruzámos a estrada e entramos num bonito "sendero" entre carvalhais de solo atapetado com a sua folhagem morta, pela finca de San Fecundo, que nos levou até ao entroncamento para Navasfrias.
Descemos umas centenas de metros por asfalto e virámos à direita para os trilhos que nos iriam levar até às encostas do Guijarro, ladeando o Pico Jalama.
Uma zona nova, mesmo para mim, que a fiz pela primeira vez.
Quando chegamos à cumeada deparamos com uma montaria aos veados e javalis, que nos alterou radicalmente os planos.
Mas nada que nos impedisse o divertimento e o pleno gozo dos trilhos serragatinos.
Na mesma situação encontravam-se dois espanhóis, também eles apanhados de surpresa com aquela inesperada caçada.
Demo-nos ao conhecimento e ficamos a saber irem para Hoyos e chamarem-se Javi e António.
Conversamos um pouco em linguagem ibérica (português espanholado) e constatámos serem dois excelentes companheiros ocasionais, prestáveis, com espírito de entreajuda e aventureiros como nós.
Depois de uma breve troca de palavras ficamos a saber que iriam descer a Hoyos pelos trilhos das minas, que bem conheço e que por acaso era a alternativa que já tinha magicado, acabando por os acompanhar até às proximidades do "castillo", na bonita e medieval aldeia de Trevejo.
Aqui nos despedimos do Javi e António Sanchez, dois excelentes companheiros ocasionais com quem pretendemos manter contato.
Fantástico, adrenalínico, brutal, bastante técnico e com uma panorâmica deveras única e idílica sobre Vale de Acebo, visto das escarpas do Pico Jalama, por onde serpenteia  e toda a restante cordilheira já ordenada com "Las Hurdes". Assim é o trilhos das minas!
Esta povoação não estava nos meus planos iniciais, pois pretendia ir até às serranias que circundam o Acebo, mas a alternativa também prometia.
Como o  Marco e o Carlos pedalavam na zona pela primeira vez, era ótimo levá-los a conhecer Trevejo.
Além de uma pequena aldeia embalada pelas ruinas de um castelo, é mais, a essência da Sierra de Gata.
O seu castelo, nas palavras de Jesus Sanchez Adalid, é como um espetro estático que se recorta lá nas alturas e os restantes locais estão espalhados de forma irregular pelas encostas, onde flores e túmulos antropomórficos  estão escavados na rochas em torno de uma igreja medieval. 
Diferente, original, de grande personalidade e força fantasmagórica.
Entrámos na sua pitoresca "Taberna" e saciámos a sede com umas "cañas" e um gracioso "pincho", que acompanhámos com umas batatinhas fritas.
Depois do registo fotográfico, quase obrigatório, fomos até Villamiel uma outra bonita povoação em pleno coração da Serra de Gata repleta de agradáveis e tranquilas "callejuelas", onde parámos no Restaurante "La Azuela"para comermos um belo "bocadillo de lomo caliente " acompanhado de umas amareladas "cañas", escarrapachados na sua bela "terraza"
Mas, para lá chegar, tivemos que vencer a terrível calçada romana que une as duas aldeias.
Abandonámos seguidamente a aldeia em busca do GR.10, que nos levaria até San Martin de Trevejo.
Depois de perdermos momentaneamente a sinalética do GR, perguntamos a alguém que nos indicasse o caminho para sairmos da povoação e ai vamos nós em direção à Barrera de Moncarbo.
Antes de descer a San Martin, e como ainda tínhamos algum tempo, resolvemos subir a encosta da Barrera de Moncarbo, até quase ao ponto onde termina o Trilhos das Minas.
Descemos depois pelo outro lado por um fantástico trilho, sempre em descida alucinante e técnica, até á estrada de aproximação à aldeia, que nos colocou a todos um sorriso de orelha a orelha.
Mas o melhor ainda estava para vir. Havia um caminho quase paralelo à estrada, a ladear o vale e que chamou a atenção do Carlos. Fomos então em busca da entrada para esse trilho.
Um pouco mais acima, encontrei um casal de caminheiros, a quem perguntei se conheciam a entrada do trilho.
Sorte a nossa. Vinham mesmo de lá e indicaram-nos a entrada, um pouco mais acima junto a um velho casario. Mas advertiram-nos logo . . . É um caminho muito mau e de calçada. Que boa notícia. Bora lá então, malta!
Demos facilmente com o caminho e foi a transpirar adrenalina que descemos pela fantástica calçada romana, por vezes bastante irregular até San Martin. O final não poderia ser melhor, nem mais adrenalínico. Já me ficou na retina para uma próxima ascensão quando voltar àquelas paragens. Já estou a engendrar um "boneco"!
Voltámos à bonita "Plaza Mayor" de San Martin e abancámos numa pequena esplanada de bar entre as arcadas e ali bebemos a "abaladiça", projetando novas aventuras com as nossas "gordinhas"
Um dia em pleno pelos melhores trilhos serragatinos e na companhia de amigos que conhecia de uma outra travessia, onde este, ou outro passeio pela Serra de Gata tinha ficado agendado, a guardar a oportunidade que ontem surgiu.
Bons companheiros, de trato fácil e espirito aventureiro elevaram esta aventura e proporcionaram-me um enriquecido dia de pedaladas pelo carismático Parque Natural da Serra de Gata, um dos locais onde mais adoro pedalar.
Depois das despedidas da praxe, seguimos viagem, cada um para seu lado, satisfeitos com mais um dia repleto de aventura e diversão.
 
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel