Avançar para o conteúdo principal

"VII Peregrinação a Fátima em Btt - Castelo Branco - Constância"

Pelo sétimo ano consecutivo, liguei Castelo Branco a Fátima, em Btt.
Uma obstinação que me faz efetuar, ano após ano, esta bonita peregrinação, calcorreando montes e vales, sempre por um caminho diferente dos anteriores.
Este ano, acompanharam-me o Dário Falcão e o Vasco Soares.
O Vasco, apenas completaria o primeiro dia, com final na fantástica de Santa Bárbara, em Constância.
Pelas 06h00, ainda o dia se estava a espreguiçar, eu e o Dário saímos da porta da minha garagem ao encontro do Vasco, na sua residência, seguindo depois até às Bombas da Galp, defronte da Qta Dr Beirão, onde tomámos o cafezinho . . . este, era mesmo matinal!
Pela antiga N.18, pedalámos tranquilamente até ao nó das Benquerenças, onde entrámos no estradão que ladeia a A23, já com o sentido na padaria dos Amarelos para um delicioso panike de chocolate, um vicio já antigo e já quase abandonado.
Saímos em direção ao Vale do Morgado e passámos pelos Rodeios, aldeia ainda adormecida, onde mais á frente, entrámos no asfalto, que seguimos até Alvaiade, surpreendidos por uma nova aramada, que nos obrigava a andar a saltar com a bike. Não havia necessidade!
Cruzámos a Serra do Perdigão e descemos à aldeia com o mesmo nome, onde efetuámos nova paragem, para beber uma bjeca, das negrinhas, pois o calor já começava a apertar, apesar da manhã ser ainda uma criança!
Abandonámos o local e depois de passar sob o IC8, seguimos para o Vilar do Boi, passando pelas aldeolas de Vale de Figueira, Marmelal e Montinho.
Descemos às Estrumezas e subimos ao VG da Cabeça, onde avistámos a Carepa, que pouco depois cruzaríamos em direção a um bonito local, que particularmente me encanta . . . as ruinas da Azenha de Vermum e o seu bonito single track até à povoação.
A povoação, pequena e de beleza peculiar, não nos deixa indiferentes pelas antigas casas, algumas de xisto e de beleza impar.
Deixámos a aldeia e seguimos para o Juncal, para nos encostarmos depois à A23 até gardete, com passagem pela Silveira, onde deparámos com uma curiosa placa de boas vindas . . ."Welcome to Benvindos à Silveira". Foi um momento engraçado!
Descemos á barragem da Pracana e a paragem foi obrigatória, para apreciar a beleza daquela fantástica bacia hidrográfica.
Subimos à central elétrica e sempre em sentido ascendente, passámos pela Zimbreia e já no alto da serra, seguimos pela cumeada, até descermos para os vales de Rabique e da Estrada.
Voltámos a subir, agora a Serra da Forca, que nos proporcionou paisagens maravilhosas.
por trilhos fantásticos, fomos pedalando pelo Vilar da Lapa, Vale do Pessegueiro, vale Esteveira e Vale do Grou, onde viemos a cruzar a Ribeira de Eiras.
Era já uma bela hora para se almoçar e ainda faltava subir a Mação, o que fizemos por trilhos delineados entre vegetação rasteira, até à derradeira subida à vila.
Almoçamos na esplanada do restaurante da residencial Mansinho, onde já ficara alojado em ano anterior, também numa peregrinação a Fátima.
Como desta vez havia mais tempo para desfrutar  e estávamos bem dentro do planeado, resolvemos almoçar, como gente de bem. Para muito desgaste físico, há que repor em condições.
Eu e o Dário, ficámos-nos por uma bela favada à moda beirã, enquanto que o Vasco, se contentou com meio franguinho.
Comemos até atestar e bebemos umas bjecas fresquinhas. O problemas das rugas, ficou resolvido, o resto, logo se veria!
Almoçamos bem e sem stress de tempo, quase deu para uma sestinha!
Com o bandulho bem atulhado, lá pegamos nas nossas meninas grossalhudas e seguimos viagem.
Por asfalto, seguimos para o Penhascoso, passámos pela Queixoperra e, lá no alto das Fontainhas, descemos ao vale Formoso.
Passamos pela Carrascosa e descemos para a bonita Barragem da Lapa, onde parámos novamente para apreciar o local e meter uma barrinha energética. As favas, já tinham ido à vida.
Depois do Porto de Mação, cruzámos Entrevinhas  e com passagem pelo Vale do Asno, entrámos no Sardoal.
Fomos visitar a "Bélinha" à residencial, que tanto o Dário, como o Vasco, não conheciam.
Azar . . . saíu-nos uma "Bélinha" de chicote. Cúm catano . . . bebemos uma bjeca e siga!!
Subimos ao Chão dos Maias e pelo Poço Novo, descemos ao asfalto, que seguimos até ao Carvalhal.
A seguir à povoação, vinha um dos momentos do dia, o espetacular single da Brunheta, que nos levaria até à povoação da Ribeira da Brunheta, que tivemos que "trepar" para descer depois para o Carregal.
Agora em sentido ascendente, e que subida, fomos até ao Pico, onde terminava o trilho e começava o asfalto até à aldeia da Carreira do Mato.
Parámos num café, já meu conhecido de outras passagens e famoso pelas suas saborosas sandes de presunto e imperial preta.
estava na hora do Benfica-Porto e o espaço estava um pouco cheio.
Eu mantive-me fiel à imperial preta, o ex-libris daquele café e os meus companheiros optaram pela radler. Bahhh!!!
Seguimos agora para a espetacular praia fluvial da Aldeia do Mato com o vento já a chatear um pouco, depois de um dia bastante acalorado.
Depois da lenta subida a alto da Zambujeira, descemos à aldeia da Medroa, onde virámos à esquerda, já à espera de em qualquer momento vislumbramos a Quinta de Santa Bárbara, um belo espaço de turismo rural, onde eu e o Dário iríamos ficar alojados.
Passámos ainda pela Cavada velha e Casal da Eira Velha, antes de chegarmos ao Centro de Ciência Viva, que tivemos que ladear, por o caminho que planeara estar cortado e com nova aramada.
Contornámos aquelas instalações e descemos finalmente à Quinta.
Fomos bem recebidos e ficámos abismados com a beleza daquelas instalações.
O mobiliário era qualquer coisa de espetacular.
O bar deixou-nos de boca aberta . . . e aproveitamos para beber mais uma bjeca.
entretanto a esposa do Vasco chegou ao local e trazia os nossos sacos com a roupa para o final do dia.
O Vasco tomou banho, despediu-se da malta e regressou a Castelo Branco.
Encostámos as bikes e fomos para o quarto, previamente reservado, tomar o banhinho retemperador.
Fomos depois escolher a ementa para o nosso jantar e pelas 09h30 sentámo-nos à mesa numa fabulosa sala quinhentista, que nos deixou de boca aberta.
Um jantar que demorou duas horas e meia, em comida bem confecionada e bem apaladada, bebericando um "Chaminé alentejano" . . . sumarento, maduro e de fácil beber.
A conversa também saía fácil, a amizade ajudava e o momento . . . esse . . . fica para mais tarde recordar!!!
São estes dias e estes momentos, que me mantêm vivo e é por isto que gosto de btt . . . da aventura, do convívio, do puro contato com a natureza.
Pedalamos durante 127 kms até ao final do dia. Poderia chamar-lhe uma grande maratona, uma extreme, uma épica, ou outra treta qualquer, pois tivemos que enfrentar grandes desníveis. Mas a nossa vitória, ou pelo menos a minha, foi poder contemplar toda aquela magnitude paisagística, passar por belos recantos, aldeias com peculiar encanto e conhecer novas gentes e outros locais.
É esta simplicidade que me move e, enquanto puder, é o que farei, a solo ou acompanhado.
 
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles
AC

Comentários

Silvério disse…
Magnifico primeiro dia da VII Peregrinação a Fátima em BTT! Juntando a esta detalhada e fiel reportagem, o conhecimento de alguns lugares por onde se desenvolveu, até cheguei a sentir que também vos acompanhava!
Grande Abraço para Todos
Silvério

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel