Avançar para o conteúdo principal

"Transibérica - Marvão - Valência de Alcântara"

Ontem foi dia de ir pedalar até ao norte alentejano, planeando um percurso transibérico com passagem por zonas com história e inserida nalgumas das várias rotas megalíticas da região.
Lancei o convite a vários amigos para me acompanharem em mais uma das minhas pequenas aventuras lúdicas, convite que foi aceite pelo meu irmão Luís e o Pedro Ferrão, que vieram da Sertã.
Cá do burgo, acompanharam-me o Álvaro Lourenço, Dário Falcão, Luís Lourenço, Nuno Eusébio e João Afonso.
Estava lançada a base para mais um belo dia de pedaladas e a concentração do pessoal, foi agendada para as 08h30, no parque auto à entrada da medieval vila de Marvão.
Mas há de fato dias em que tudo se conjuga para que corra mal. Só que, com esta rapaziada, não é muito viável que isso aconteça, pois os problemas são para se resolver e não lançar impropérios, utilizar a nossa melhor linguagem vernácula, dar murros no capô do carro, amuar ou fazer birras.
Há que pensar em resolvê-los e criar condições para que isso aconteça.
E de fato, foi  o que aconteceu, quando o Luís Lourenço recebeu um sms do vizinho a informá-lo de que tinha encontrado a roda da frente da sua bike, encostada à parede do prédio. E agora, que fazer!
Depois do pequeno choque inicial, ao verificar que a roda era mesmo a sua e que não a trazia no carro, foi arregaçar mangas e tentar arranjar uma roda emprestada. Feitos alguns telefonema,s lá o conseguiu através de um amigo, que contatou outro amigo resolvendo o problema indo a Portalegre buscar a roda emprestada, levando consigo o Nuno Eusébio.
A restante rapaziada deu inicio ao percurso, ficando alerta para quando o telefone tocasse, para se acertar a forma de nos juntarmos novamente.
Depois de uma pequena visita à vila, descemos à Portagem, por uma espetacular calçada romana, de considerável  inclinação e curvas em gancho, que deliciou a malta, apesar do seu piso algo escorregadio.
Andávamos entretidos pela Portagem, a pedalar por um pequeno PR com vários passadiços sobre o rio, quando toca o telefone. Era o Luís e o Nuno que já tinham a roda e vinham a caminho.
Esperámos por eles e, já quando estávamos para arrancar de novo, eis que surge um novo problema, agora na roda traseira da bike do Pedro Ferrão.
Calmamente se resolveu a questão, metendo uma câmara de ar, pois o pneu teimava em não vedar na jante (tubelizações!!!) e toca a rolar!
Ladeámos Olhos d'Água por asfalto e mais à frente, com a imponente Serra de S. Mamede à vista, optámos pela Serra da Selada, por onde pedalámos, passando pelo Salto da Pêga, Barroca do Lobo e Barrocão, até chegarmos a S. Julião.
Aqui parámos numa tasca para comermos e bebermos algo, mas nada feito, pois também nada ali havia.
Alguns companheiros tomaram de assalto uma laranjeira, logo ali vizinha, e saciaram-se com umas laranjas.
Tínhamos agora um bom caroço para enfrentar, a subida da Serra Fria, algo longa e em zigue zague, que a malta enfrentou com valentia.
Estávamos já nas proximidades de Lamos de los Passos, um bonito local com paisagens fantásticas e praticamente já com um pé em Portugal e outro em Espanha.
E foi para esse local que descemos, por uma adrenalínica descida cheia de armadilhas e pedra roliça, com aquela pica que nos caracteriza. Sempre numa boa e com o espírito de aventura presente!
Ultrapassado o pequeno ribeiro que separa os dois países, estávamos agora já em "tierra de nuestros hermanos" e seguimos até El Pino, uma povoação que já avistávamos há algum tempo, para um pequeno repasto.
Mas não havia nenhum bar aberto e seguimos para Puerto Roque e aqui sim! Um bonito e amplo local com um belo restaurante.
Já estávamos como queríamos e após uma rápida pesquisa, decidimo-nos por uma belos "bocadillos de lomo caliente con tomate e queso" para uns, e " de omelete" para outros.
Antes, uns "pinchos" de dobrada para ajudar as duas primeiras jarras de "caña com limon" estabilizou de imediato a rapaziada, enquanto aguardava os "bocadillos"!
Bem servidos e deliciosos e com "unas jarras de caña com limon" expendidas, recuperaram-nos e puseram-nos de novo em forma, para enfrentar a segunda parte do percurso.
Abandonámos Puerto Roque por asfalto, para um pouco mais à frente entramos em terra.
Seguiu-se uma fantástica trialeira, algo técnica, mas que a malta enfrentou com alguma facilidade e com aquela cara de gozo, que fazemos, quando estamos a gostar.
Passámos por Huertas de Cansa, uma bonita povoação, e seguimos para Valência de Alcântara, passando por Las Casiñas Bajas, Molino de la Negra, Cerro Peje e S. Benito, quase sempre com o Rio Sever à vista e por estradões, sem grande dificuldade.
Quando chegámos à linha férrea para Cáceres era suposto seguir um "sendero" ladeando a linha até á entrada para o Monte das Amoreiras, mas este, simplesmente tinha desaparecido, com a limpeza das laterais da linha.
Mas a malta não é de atrapalhanços e como a linha está, pelo menos por agora, desativada, fato que verificámos por os carris não apresentarem vestígios de passagem de nenhum comboio, apesar de estar limpa e em bom estado de conservação, encurtámos a distância ao Monte das Amoreiras, pedalando pelas sulipas da linha, o que acabou por ser um gozo tremendo e um belo momento de diversão.
Enfrentámos logo depois uma bela parede, valendo-nos o fato de ser asfaltada e que nos sacou uns belos arfanços. Mas nada comparado com o que nos esperava para o final da nossa aventura.
Logo ali pela zona da Vedeira, enfrentámos um bom par de veredas bem pedregosas, de calçada, pondo à prova os nossos dotes técnicos, que quase toda a malta venceu. Uns com mais, outros com menos dificuldade, mas foi arrepiante e bem adrenalínico.
Como se não bastasse, mais do mesmo, com um outra espetacular vereda por uma estreita calçada escorregadia, que nos levou à Fonte do Concelho.
Daqui até a fina,l foi terrível, com a malta empurrando o pedal por uma inclinada calçada romana, até mesmo às portas da vila, terminando mesmo junto aos WC públicos ali existentes.
Loucura, mas que sã loucura.
Um momento para descansar e relaxar, com a bela ajuda das magnânimas paisagens que ali se avistam, e toca a arrumar as bikes e restante material, nas viaturas que estavam logo ali estacionadas num dos parques auto.
Já prontinhos, descemos à Portagem, agora nas viaturas e, numa das tascas ali existentes, degustámos uma carninha de alguidar, seguindo-se umas bochechas de porco preto, arrematadas com uma sopinha bem à moda como gosto, tronchuda e grossa.
Regresso à cidade já com a noite na sua primeira hora e já com os neurónios a pensar na próxima aventura, inicialmente prevista para o próximo mês de Fevereiro, caso o S. Pedro permita.
Um excelente grupo de malta, o do costume, uns trilhos para não esquecer o que fomos aprendendo ao longo dos anos, magnificas paisagens e uma aventura daquelas que a gente gosta. Entre amigos, conhecendo novos lugares e novas gentes.
 
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC
 
Vídeo:
 

Marvão - Valência Alcântara from actrilhos on Vimeo.

Comentários

Silvério disse…
Bom dia,
Mais uma internacionalização de grande nível, com uma reportagem a condizer!
Abraço
Silvério

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel