Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Setembro, 2013

"Por trilhos escalenses"

Hoje foi dia de ir até às Docas e juntar-me à malta que ali se costuma concentrar para umas betêtadas. Depois do dia chuvoso de ontem a rapaziada estava em pulgas para dar umas pedaladas nos trilhos sem o pó que os tinha até então caraterizado. Uma dúzia compareceu naquele emblemático local e prontos para sujar o fatinho e a bike, pois hoje a lama e a água já fizeram a sua aparição nalgumas zonas do terreno. Calhou-me hoje a mim escolher um voltinha para a malta se divertir e fomos para a zona dos Escalos e Mata. Saímos pouco depois das 8h já com o cafezinho tomado antecipadamente, pois hoje apenas passavamos pelos Escalos de Baixo e já na sua parte final. Rumámos à Quelha dos Desembargadores e pela Garalheira chegámos à Capa Rota, descendo depois aos Quintalreis  de Cima. Desviámo-nos para o Monte do Compasso, onde chegámos depois de uma boa descida, para sofrermos depois um pouco na subida aos Bonchalinos, com o piso agora com um pouco mais de aderência, mas igualmente mais pesado …

"Há dias assim!!!

Ontem que beneficiava da disponibilidade de dois amigos, aproveitei para ir dar uma espreitadela numa secção de 40 kms, no norte alentejano, onde iremos passar no próximo sábado, dia 05 de Outubro, rumo ao Altar de Fátima em  Btt. Sendo uma etapa algo longa e como é um percurso redesenhado, as surpresas desagradáveis relativamente à ciclabilidade dos trilhos não são muito bem vindas e eu gosto de me precaver, sobretudo quando sou acompanhado por amigos. Mas ontem, houve um par de situações que me ultrapassaram. Não fosse eu um tipo em que habitualmente os problemas são para se resolver e não para dar abertura à nossa linguagem mais vernácula, ou dar um bom par de murros no capot do carro, o dia tinha ficado estragado. Saí de casa pelas 07h e fui buscar o Vasco Soares e o Nuno Eusébio, os meus companheiros nesta pequena aventura. Saímos em direção a Vila Velha de Rodão e parámos na Pastelaria Rodense para o segundo pequeno almoço composto pelo cafezinho matinal e pelo pastelito de nat…

"Preparar os Caminhos de Fátima"

Vou pela 6ª. vez consecutiva pedalar em btt em direção a Fátima. Mais uma obstinação que me move anualmente, sem nada de especial, apenas esta vontade de o fazer ano após ano. Sempre tenho tentado fazê-lo por percursos diferentes e este ano não vai ser exceção. Mas isto de andar sempre atentar arranjar trilhos novos dá um pouco de trabalho, mas, como o faço por gosto e não por obrigação, lá vou conseguindo sempre uma surpresazinha! Hoje, aproveitando a excelente companhia do Nuno Eusébio, fui ver uma nova passagem na zona de Vila Velha de Rodão. Fui busca-lo pelas 07h30 e seguimos em direção aquela  vila, onde estacionámos a viatura junto à Pastelaria Rodense para tomarmos a matinal dose de cafeína acompanhada do já fiel pastelinho de nata. Preparámos as bikes e calmamente percorremos os trilhos previamente programados e tudo correu como esperado. Todos eram cicláveis  e prontos para receber a malta quando ali passarmos. Aproveitámos seguidamente o fato de estarmos naquela zona para …

"Tertúlia betêtista"

Ontem, ali para os lados de Vila de Rei, juntaram-se 17 "gajos" vindos daqui e dali, para uma tertúlia betêtista à moda antiga.
Malta de trato fácil, contagiante e sem espinhas que gosta de se divertir e de dar umas boas pedaladas . . .ah, e já agora, também comem que se fartam . . .que o diga o proprietário do Restaurante "O Elétrico" que vai demorar para aí uns quinze dias a repor os géneros na dispensa!!! Isto, se não tiver que fechar uma semana por falta de matéria prima!!!  O local de encontro deu-se na pastelaria Estrela Doce na Sertã para o pequeno almoço para uns e a matinal dose de cafeína para outros. Já com a malta toda junta era hora de irmos até à castiça Aldeia da Relva a cerca de três kms de Vila de Rei, onde iriamos montar o nosso quartel general provisório. Enquanto se preparavam as bikes para o encontro com os trilhos, o meu irmão Luís, presenteou a malta com um "canequinho" metálico que de imediato foi inaugurado com umas pingas de &quo…