Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Maio, 2013

"GeoRota do Orvalho"

Reeditei ontem a bonita aventura da GeoRota do Orvalho, criando novos trilhos relativamente à edição anterior, em 2011. Lancei convite a quem comigo quisesse partilhar este passeio e seis amigos o aceitaram. O Nuno Eusébio, o José Luís, o Pedro Roxo, o Abílio Fidalgo, o Dário Falcão e o João Valente. A partida foi dada pelas 07h00 no Parque de Estacionamento do Continente e em caravana rumámos ao Estreito para nos lançarmos aos trilhos. Depois das bikes preparadas e restante material, fomos calmamente tomar o cafezinho matinal num café a uma centena de metros do local onde deixáramos as viaturas. Logo à partida . . . "minhoca" . . . o Abilio Fidalgo partiu a corrente da bike. Colocámos um link na corrente e aí vamos nós em direção aos trilhos. Saímos do Estreito pela Serração e lancámo-nos logo numa extensa e rápida descida até à Malhada da Égua, onde cruzámos a Ribeira da Zebreira e enfrentámos a primeira de muitas subidas que nos iriam dar cabo do "canastro" ao …

"Uma volta florida"

Hoje, na companhia do Jorge Palma e do Nuno Maia fomos dar a nossa voltinha asfáltica de fim de semana. Planeámos inicialmente ir até Vale de Prazeres e regressar pela N.18, aos fins de semana com trânsito normal. Saímos em direção a S.Miguel d'Acha, com passagem por Escalos de Baixo e Escalos de Cima. Em S. Miguel, parámos na Pastelaria junto ao cruzamento para a Orca para o cafezinho matinal e respetivo bolinho. Um acrescento calórico que eu e o Jorge já quase não dispensamos. Estávamos entretidos com aquele pequeno repasto, quando na estrada em frente passa a malta que habitualmente se junta no Continente. O Silvério que os acompanhava, foi dar uma espreitadela e cumprimentar-nos, informando-nos de que iam até à Aldeia de Santa Margarida. Pois claro, este fim de semana é a festa das flores naquela aldeia. Resolvemos ir até lá. Acabámos o "pequeno almoço" e fomos até à aldeia. À entrada da mesma a azáfama na montagem das bancas era ainda notória. Percorremos algumas da…

"P.N.S.A.C. . . . no reino da pedra"

Ontem foi mais um dia de volta vadia, desta vez pelo sempre espetacular reino da pedra . . . o Parque Nacional da Serra d'Aires e Candeeiros. Acompanharam-me os amigos José Luís e Nuno Eusébio em mais esta aventura de btt. Saímos de Castelo Branco pelas 06h30 em direção à Nascente do Rio Alviela em Olhos d'Água - Alcanena. Depois de prepararmos as bikes e restante material, fizemo-nos aos trilhos, com a primeira passagem pela bonita ponte pedonal sobre o Rio Alviela  na praia fluvial, onde estacionámos a viatura. Seguimos em direção a Monsanto por bonitos estradões e em sentido ascendente, numa bonita manhã que se previa quente e com o verde primaveril dos campos de cultivo que ladeiam o rio ainda no seu esplendor. Contornámos a aldeia seguindo na direção do Carvalheiro e Paiã, onde começámos a entrar nos primeiros single tracks do dia e foram muitos e longos. Em Chousas de Baixo começámos a entrar propiamente na "pedra" e o gozo começou!!! A calcária Serra de Santo…

"Rota dos Lagartos"

È sempre com alguma ansiedade que a rapaziada "não profissionalizada" aguarda pacientemente a chegada do dia do passeio da "Rota dos Lagartos", uma carolice do amigo Pinto Infante, que de ano para ano, nos vem brindando com estes eventos, onde a malta se junta e confraterniza. Dos poucos onde a malta ainda consegue conversar, pedalar kms em conjunto e sentar-se calmamente num abastecimento e comer e beber enquanto se põe a conversa em dia, sem ser um estorvo, nem prejudicar ninguém na tabela classificativa. Que maravilha! Depois do biefing da praxe, cerca das 09h, a malta foi saindo em grupos, para um bonito percurso, guiados pelo gps. Saímos da Lardosa em direção ao Monte das Areias e pela Fadagosa e Monte da Gatuna, chegámos à Atalaia do Campo. A malta ía animada e ia-se cruzando com outros grupos, que com o tempo se foram afastando, pois o nosso ia "calmoso" e numa boa . . . sem stress!!! Subimos à Terra das Pedras e chegámos ao ilídico local da Ponte…