Avançar para o conteúdo principal

"Preparar os Caminhos de Fátima"

Vou pela 6ª. vez consecutiva pedalar em btt em direção a Fátima.
Mais uma obstinação que me move anualmente, sem nada de especial, apenas esta vontade de o fazer ano após ano.
Sempre tenho tentado fazê-lo por percursos diferentes e este ano não vai ser exceção.
Mas isto de andar sempre atentar arranjar trilhos novos dá um pouco de trabalho, mas, como o faço por gosto e não por obrigação, lá vou conseguindo sempre uma surpresazinha!
Hoje, aproveitando a excelente companhia do Nuno Eusébio, fui ver uma nova passagem na zona de Vila Velha de Rodão.
Fui busca-lo pelas 07h30 e seguimos em direção aquela  vila, onde estacionámos a viatura junto à Pastelaria Rodense para tomarmos a matinal dose de cafeína acompanhada do já fiel pastelinho de nata.
Preparámos as bikes e calmamente percorremos os trilhos previamente programados e tudo correu como esperado. Todos eram cicláveis  e prontos para receber a malta quando ali passarmos.
Aproveitámos seguidamente o fato de estarmos naquela zona para recordar alguns trilhos de outrora e absorver toda aquela fantástica envolvente paisagística.
Regressámos ao carro e arrumámos as bikes e restante material.
Fomos de novo até à Pastelaria e bebemos algo fresco acompanhado desta vez dum belo bolo de chouriço.
Regressámos á cidade satisfeitos pela curta manhã de btt, mas ainda assim bastante absorvente e divertida.
Apenas 20 kms, mas o suficiente para ficarmos satisfeitos.
A malta que me queira acompanhar nesta minha sexta peregrinação a Fátima em Btt, deve informar-me para preparar a logística, relativamente ao alojamento.
Como é já sabido, estes eventos são puramente informais e cada um terá de ser completamente autónomo.
A primeira etapa terá 127 kms e ligará Castelo Branco a Abrantes.
A segunda terá 74 kms e ligará Abrantes a Fátima.
O evento decorrerá no fim de semana de 05/06 de Outubro, como sempre, o fim de semana antes de 13 de Outubro, quer chova, quer faça sol.
Se queres aproveitar estas duas distâncias para treinares para uma qualquer prova, ou vir mostrar a tua grande performance, há passeios a Fátima noutras datas durante o ano e dispenso a tua presença.
Se vens para me fazer companhia, fico-te agradecido.
Todos partem e todos chegam, seja a que hora for. Esse é o espírito!
 
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC 

Comentários

Silvério disse…
Inteiramente contra a minha vontade, este ano não me vai ser possível pedalar em BTT até Fátima a partir de Castelo Branco. De certa forma, e já de forma antecipada, deixa-me bastante triste por não poder passar dois dias de convívio extraordinário com amigos albicastrenses, ainda por cima agora que as oportunidades são tão poucas.
Depois, pelo que depreendo, o percurso será bem interessante, com muitas coisa novas.
Desejo que tudo corra como todos desejam e que se divirtam ao máximo, mesmo sem mim!!! :)
Abraço
Silvério

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de moto pelo Alto Douro Vinhateiro"

"O que é bonito neste mundo, e anima, é ver que na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar outra aventura." (Miguel Torga) Com a  excelente companhia dos amigos Luís Miguel, João de Deus e Marta Farias, fomos "desbravar" algumas das encantadoras estradinhas panorâmicas do Alto Douro Vinhateiro. A saída foi programada para as 07h00 e, já na companhia do Luís Miguel, fomos até Penamacor, onde o João e a Marta já nos aguardavam junto às bombas de combustíveis locais. Já agrupados rumamos ao norte cruzando Meimoa, Vale da Srª da Povoa, Terreiro das Bruxas, Santo Estevão e Sabugal. A partir desta vila e com a bonita visão do seu famoso castelo das cinco quinas, entramos em terras de Ribacoa, onde o frescura matinal nos atormentou um pouco e nos fez reconhecer que o verão já lá vai e as temperaturas vão já sofrendo metamorfoses, sobretudo em algumas zonas e, esta é uma delas. Logo após abandonarmos o Sabugal, viramos à direita para as Quinta