Avançar para o conteúdo principal

"Fundão"

Fundão
A história do Fundão enquanto centro urbano preeminente é condicionada desde o inicio pelos cristãos-novos, assim como a dos concelhos vizinhos de Belmonte e da Covilhã. Após a expulsão dos judeus espanhóis (sefarditas) em 1492 pelos Reis Católicos, Fernando e Isabel, grande número de refugiados veio a estabelecer-se na Cova da Beira, onde já havia minorias judaicas significativas.
Foram estes imigrantes, fundando bairros dos quais o mais importante situava-se em volta da Rua da Cale (Rua do Encontro ou da Sinagoga em Hebraico) que permitiram ao Fundão assumir as dimensões de uma verdadeira cidade. O influxo de mercadores e artesãos judeus transformaria a cidade num centro importante para o comércio e a indústria.

Hoje foi dia de asfáltica.
na Rotunda da Racha, juntaram-se pelas 07h30, eu, o Jorge Palma, o Álvaro Lourenço, o Vasco Soares e o António Leandro, combinando ir hoje tomar o cafezinho matinal ao Fundão.
Seguimos pela N.18, aos fins de semana com menos trânsito e na Rotunda da Lardosa, o Álvaro, a contas com uma lesão na perna direita, optou por regressar à cidade.
Continuámos, sempre pela N.18, passando Alpedrinha e subindo a Serra da Gardunha.
Lá no alto, o Leandro com consulta marcada para o final da manhã regressou também à cidade, ficando o grupo reduzido a três elementos.
Chegámos ao Fundão e parámos na Pastelaria à entrada da cidade, para o cafezinho da praxe e respetivo pastelinho de nata.
Abandonámos a cidade em direção ao Souto da Casa e em rápida descida chegámos à Rotunda de acesso ao Vale Mendinho, continuando pela N.352 para uns kms mais à frente pararmos no famoso fontanário de Vale d'Urso, onde a água jorra com um bom débito todo o ano.
Degustámos uma barra energética, bebemos água e atestámos bidons, para logo de seguida nos fazermos de novo à estrada até ao alto da Paradanta.
Aqui o piso melhorou bastante e foi com uma boa pedalada que chegámos a S. Vicente da Beira, com passagem pelo Casal da Fraga.
Na vila, parámos na Pastelaria Amoroso para mais uma bebida fresca e recuperar um pouco para a ultima parte do percurso, agora mais rolante.
Passámos ao lado do Sobral do Campo e Tinalhas, tomando o rumo ao Salgueiro do Campo, com passagem pelo Freixial e Juncal.
No alto do Salgueiro virámos o azimute à cidade, onde chegámos pelas 12h05, com 100 kms pedalados à "nossa moda". Sem stress, em boa harmonia e onde o companheirismo não precisa de incentivos.
Com tempo ainda para a tertuliazinha da praxe, foi a Esplanada das Laranjeiras o local escolhido para a última bebida, à laia de sossega, oxigenar e por a restante conversa em dia.
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos.
AC 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-