Avançar para o conteúdo principal

"V Raid Btt de Castelo Branco às Termas de Monfortinho"

Cumpriu-se ontem pela quinta vez consecutiva a ligação de Castelo Branco às Piscinas do Clube de Caça e Pesca das Termas de Monfortinho.
Um raid idealizado pelo amigo Abílio Fidalgo e que além do convívio gerado pelos participantes nestes cerca de 80 kms de percurso junta ainda os familiares que connosco partilham uma bela tarde naquela bonita piscina.
Um evento que começou em 2009 e que tinha como "brinde" no final, um fantástico almoço de bufet servido pelo "Ô Hotels & Resorts" que deliciava toda a gente.
Este ano o raid sofreu uma ligeira alteração, não havendo almoço servido no final, nem abastecimentos durante o percurso, levando as famílias a "merenda" para a piscina.
Uma ideia que me agradou bastante, pois fomenta e reforça o convívio entre os participantes e famílias.
Apenas 8 os que aderiram este ano e de todos estes anos de raid, foi para mim o mais "participativo!!!"
Não pela quantidade de participantes, mas pelo são convívio e forte camaradagem durante todo o percurso.
No final as famílias esperavam-nos como sempre com um agradável espaço previamente reservado, onde a sombra nos manteve um pouco mais frescos durante toda a tarde.
Juntaram-se mesas e merendas, uniram-se amigos e familiares e o são convívio, mostrou a correta e educada forma de socializar.
Ficou aqui provado que nem sempre sermos muitos, somos mais!!!
Este ano vi mais gente junta, mais sociabilidade e mais camaradagem entre os participantes.
Como sempre, ainda meio "remelado" lá me dirigi às Docas para me reunir ao grupo, com hora agendada para as 06h30.
Depois da malta reunida lá partimos em direção à Fonte Santa e nos Escalos de Baixo efetuámos a primeira paragem para o cafezinho da manhã,
Continuámos o nosso raid sempre em amena cavaqueira, agora em direção a Idanha-a-Nova, com nova paragem numa pastelaria onde nos refrescamos com bebida fresca e comi o meu já habitual pastelinho de nata.
A Barragem Marechal Carmona (de Idanha) esperava-nos com a sua sempre bela panorâmica, mas este ano, com as suas águas com uma coloração diferente por estar infestada de microalgas, que lhe dão aquele tom esverdeado.
Ali tirámos a fotografia de grupo e rumámos a Alcafozes onde fizemos nova paragem no Café Texas para comermos uma bela sandocha de presunto e queijo que estava divinal.
Já bem recompostos seguimos para Toulões e sem qualquer paragem continuámos para a Torre.
O calor pela campina fazia-se sentir e os 35º que marcava o meu aparelhómetro, pareciam muito mais por aquelas zonas quase descampadas.
Na Torre fomos em busca de água para beber, atestar calmebaks e bidons e também para nos refrescarmos, pois estava uma "calina" dos diabos.
Os últimos cinco quilómetros foram feitos já a pensar naquela boa água da piscina e nas belas merendas que nos aguardavam trazidas pelas famílias que nos esperavam.
Pouco antes das 13h entrámos no recinto das piscinas.
Arrumámos as bikes, tomámos um banhinho "grosso modo" e "pimba", água com eles!!!
Que bem soube aquele primeiro mergulho, o contato com as famílias e os pais com os filhos presentes.
Seguiu-se um belo e salutar convívio com merendas à disposição de toda a gente e com o Fidalgo a presentear-nos com umas "guloseimas". Umas quantas litrosas de loira e fresquinha cerveja sagres que tão bem limpou toda aquela poeira que se tinha agarrado ás nossas gargantas. Maravilha!!!
Este foi o ano em que mais tempo permaneci na piscina. Adorei o convívio e o conceito.
Conta comigo para o ano!

Fiquem bem.
Vemo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Comentários

Agnelo disse…
Um belo dia de BTT, pelas já conhecidas, mas sempre agradáveis paisagens raianas, com um grupo coeso de amigos. Destes, venham mais que eu vou...
Belas fotos e relato.
Abraço

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel