"Santuário da Peña de Francia e Portillo de las Batuecas"

Depois de dois dias de intensas pedaladas em Btt pelo Parque Natural de las Batuecas desfrutando de trilhos de sonho, paisagens naturais maravilhosas e conhecer aldeias e povoados de beleza impar e conviver com as suas gentes, chegou o último dia deste belo fim de semana alongado.
E para este dia tinha preparado um percurso para a bike de roda fina, algo montanhoso, mas repleto de beleza e com passagem por alguns dos locais mais emblemáticos da região . . . as subidas ao Santuário da Peña de Francia ao do Portillo de las Batuecas e o belo Valle del Rio Hurdano.
Cedo saímos do Camping, logo após um frugal pequeno almoço tomado no bungalow.
Passámos El Casarito, a pequena povoação junto ao camping e tomámos a direção da Peña de Francia.
Seguiram-se 11 kms de subida ao Paso de los Lobos, onde parámos no Miradouro e desfrutámos de toda aquela impressionante panorâmica. Um espetáculo!
Subimos depois os últimos três kms até ao Santuário, necessitando de autorização do encarregado das obras de conservação da estrada de acesso, pois esta estava em obras e a levar um novo tapete de alcatrão. Autorização concedida e lá fomos nós.
Pedalando e apreciando toda aquela lindíssima panorâmica, era fantástico, apesar de já o ter feito anteriormente, é sempre apetecível aquela ascensão em bicicleta.
Passámos pelo Balcón del Fraile e la Cueva de los Mosquitos, onde fomos surpreendidos pela travessia da estrada dumas quantas cabras montesas.
Chegámos ao santuário e por ali deambulámos visitando e registando fotograficamente toda aquela beleza arquitetónica e envolvente paisagística.
Ninguém queria sair dali, mas era hora de descer.
Retrocedemos até ao Paso de los Lobos e descemos para Monsagro. Um longa e bonita descida com uma visão fantástica sobre o Valle del Rio Agadón. Lindo!
Parámos num bar em Monsagro e ali reforçámos o pequeno almoço e nos divertimos um pouco com as peripécias do Zé Luís que se travestiu no mercado local. Um momento hilariante e divertido.
Após esta rápida descida a Monsagro, voltámos a subir até ao alto, onde se começava e vislumbrar a aldeia de Serradilla del Arroyo, onde passámos, para mudar de estrada, agora em direção a Serradilla del Llano.
A partir daqui a estrada foi sempre ondulante, ao estilo "rompe piernas", até apanharmos a estrada panorâmica para Las Mestas.
Uma outra longa subida levou-nos até ao às proximidades do Mirador del Espinar, onde demos início a uma brutal descida com apertadas curvas em S para Riomalo de Arriba.
Aqui parámos à entrada da povoação e junto à ponte, onde nos refrescámos numa fonte ali existente. O Nuno Eusébio aproveitou a pequena praia fluvial junto à ponte para um banhinho refrescante.
Com paisagens de encher o olho, lá fomos pedalando calmamente e apreciando toda aquela panorâmica passando por Ladrillar e Cabezo até chegarmos a Las Mestas, onde parámos no bar da praia fluvial para beber umas "cañas" e comer una "bocata de bacon".
Ali nos mantivemos durante algum tempo, pois o local era bastante aprazível, aproveitando alguma malta para um banhinho, enquanto preparavam a comida.
faltava-nos o último "caroço" e para mim a parte mais bonita de todo o percurso, a subida do Portillo de las Batuecas.
Numa viragem à esquerda, logo após a povoação, seguimos algum tempo ladeando o Rio Batuecas até que começou a verdadeira subida com as suas famosas nove curvas de ferradura.
Uma subida fantástica, sempre olhando, ora à direita, ora à esquerda, tentando absorver o máximo de toda aquela paisagem montanhosa.
Chegámos ao alto, ao "Portillo" e junto ao miradouro tirámos uma foto para mais tarde recordar e descemos a Alberca e um pouco mais á frente, já no camping em El Casarito, terminámos este bonito percurso de 100 kms e este nosso fantástico fim de semana.
Foram 3 dias de boas pedaladas, quer com a btt, quer com a de roda fina, na excelente companhia do meu irmão Luís e dos amigos Nuno Eusébio, José Luís e Pedro Roxo.
Muita aventura, muito divertimento, amizade, bom companheirismo sem dúbias intenções e muitas boas pedaladas. Uma acção a repetir por outras paragens . . .brevemente!!!