Avançar para o conteúdo principal

"Rota do Leitão"

A convite do João Caetano lá fui até ao Vale Clérigo participar em mais uma Rota do Leitão.
Uma organização informal, de amigos para amigos e que culmina de faca e garfo em volta de um estaladiço bacorito, ou mais, como foi o caso, regado com um categórico néctar de Baco, (que me perdoem os mais conservadores) que até faz andar os coxos e falar os gagos com fluidez. Por outro lado . . . põe os sãos a coxear e a gaguejar.
Saí de Castelo Branco na companhia do Álvaro e do Dário e juntámo-nos à restante rapaziada na estrada para o Peral, numas instalações onde iríamos posteriormente tomar banho.
Regressámos de bike ao Vale Clérigo, onde tomámos o cafézinho matinal e sobre a batuta do Pedro Tavares, o mentor desta manifestação Gastrodesportiva, lá demos início ao passeio.
A chuva começou a cair com mais alguma intensidade, dando indícios de que vinha para ficar, mas nós também . . . e ficámos até final!
Saímos para os trilhos em direção ao Espinho Grande, sempre animados e descemos à Ribeira da Sarzedinha, que cruzámos, subindo depois à abandonada aldeia de Giesteiras Fundeiras.
Passámos pelas Giesteiras Cimeiras e pelo Ripanço, para encostarmos à Ribeira da Froia, no bonito local da Azenha do Marcelino e seguimos quase sempre paralelos à ribeira até à ponte, já na Praia Fluvial.
Subimos à bonita Aldeia das Oliveiras, numa volta circular, voltando ao asfalto, onde eu e mais alguns companheiros optámos por seguir até final, pois a chuva e o estado dos trilhos já me causavam algum mau estar, por estar ensopadinho até a osso e já com a sensação de frio. Foi apenas uma medida preventiva.
Seguimos até à Sobreira Formosa onde seguimos a estrada para as Moitas e Vale Clérigo.
Bons momentos de convívio com as peripécias dos "habituès", com destaque para o sempre alegre José Luís, não com as imitações do momento da nova moda do Gangnam Style, mas à sua moda, a Lama Style. Incorrigível no que toca a companheirismo e animação, este amigo!!!
Depois do banhinho retemperador, seguiu-se o soberbo almoço, servido na castiça adega e onde não faltaram as entradas e o bom convívio. A animação prometia!
Com o "treininho" já terminado de volta dos jarrinhos de branco e tinto, sentámo-nos à mesa.
Não demorou muito a aparição do "dito cujo" tão ansiosamente aguardado!!!
O leitão estava simplesmente divinal. E aquele acompanhamento de batatas no formo e migas de couve, os doces, com destaque para aquela deliciosa tigelada, e aquele fantástico tinto, deixaram-me completamente "fora do contexto".
Um grande obrigado ao Pedro Tavares por esta "luxúria" gastronómica e pelo belo passeio e, ao João Caetano pelo convite.
Um grande grupo de amigos e um evento de eleição, onde a amizade, o companheirismo, o divertimento, o desporto, na sua vertente lúdica e a boa gastronomia, fazem uma excelente simbiose.
 
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Comentários

FMicaelo disse…
É o que dá um gajo andar desaparecido! Esta malta abala para outros "quintais" em pedaladas à chuva e "encontram" bacoritos "bronzeados" á espera de ser comidos! Inveja á parte, o dito tinha mesmo bom aspecto!
Bela voltinha! É bom ver assim a malta toda junta em boa reinadia!
Pinto Infante disse…
Se bem te lembras, num das 1.ªs edições do último do ano já tivemos a matança do "Leitão" lembras-te?!
Ainda o nosso comparsa Rui Leitão estava no "contenente".
agora vocês atacaram um leitão que a olhar pelo post foi de se babarem...
invejoso, estou eu!!!
aquele abraço
Pinto Infante

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-