Avançar para o conteúdo principal

"Gaviãozinho"

Dias como o de hoje não se podem desperdiçar com preguicites matinais pelo "vale dos lençois", pois lá dizem os antigos, que deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer . . . mas também dizem . . . olha para o que eu digo e não para o que eu faço!!! Às vezes, também fico um bocadinho preso aos lençois!
Hoje levantei-me todo "catita", pois ao encostar o nariz à janela fiquei satisfeito com o sol radiante, que fazia prever uma bela manhã para um bom par de pedaladas.
Tomei o pequeno almoço nas calmas, fui buscar a bike e aí vai ele estrada fora.
A primeira ideia que me veio à cabeça, foi Vila Velha de Rodão e a sua famosa bolaria.
Saí da cidade pelo Bairro da Carapalha para entrar na variante à Zona Industrial até à rotunda junto às instalações da Ford, onde segui pela Ip2 até Sarnadas.
Aqui saí para a N.18 até Vila Velha de Rodão, com passagem pelo Coxerro.
Parei na Bolaria Rodense e tomei o cafézinho da praxe acompanhado por um ainda quentinho pastel de nata. Maravilha!!!
Subi depois ao Gavião de Rodão e continuei até à Távila, sempre em suave subida e com uma bela panorâmica sobre a zona fabril da vila e o Vale da Açafa.
Passei sob a A23 e entrei em Alvaiade, onde a panorâmica mudou, tornando-se agora mais montanhosa com a Serra do Perdigão e Talhadas a preencherem o horizonte, enquanto pedalava, cruzando ainda a Sarnadinha e descendo ao Rio Ocreza.
Estradinhas panorâmicas e com muito pouco trânsito. Um regalo para um cicloturista como eu, que gosta de pedalar de cabeça levantada e mirar os horizontes.
Subi depois até às "portas" dos Bugios e virei à esquerda para o Gaviãozinho para enfrentar o seu pequeno "col" como alguma rapaziada lhe chama. Curtinho, mas aquece! Tipos como eu, claro . . . pois há aqueles que nem se apercebem de que "aquilo" é uma subida". 15% para mim já me fazem dar um bom par de assopradelas!!!
Parei lá no alto, mesmo à entrada da pequena povoação, para um olhar mais demorado sobre aquela bonita cordilheira montanhosa, que já tive o prazer de a pedalar em Btt, em toda a sua extensão. Desde Vila Velha de Rodão, até à Catraia Cimeira. Tem por lá uns "dói-dóis", mas faz-se. As magnânimas paisagens que se avistam das suas cumeadas, são algo que perduram no tempo.
Depois de comer uma bolachinha e molhar a garganta, segui para a Fonte Longa e desta vez não parei no "Café do Zé" e segui para Santo André das Tojeiras.
Já no cruzamento com a N.233, na Silveira dos Figos, virei o azimute à cidade.
Passei o Cabeço do Infante e Vilares e desci ao Rio Ocreza, para enfrentar a última dificuldade do dia . . . a subida à Taberna Seca.
Até á cidade foi um instante e os 81 kms de hoje foram bastante agradáveis e ao meu gosto. Com o olho posto no que me rodeia e parando, quando e onde me dá na gana, sem correr o risco de estragar o "treino" a um ou outro companheiro mais compenetrado.

Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles
AC

Comentários

Linda e agradável voltinha!
Só não a partilhei contigo por ter decidido ir dar umas pedaladas já tarde e ter alguns condicionantes, não poder sair antes das 9h e regressar até às 12h. Fica para uma próxima.
Abraço
Silvério

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-