Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Abril, 2012

"Subida à Sra da Graça > Monte Farinha"

Organizado pelo amigo José Cavaca, decorreu ontem a subida ao Monte Farinha, vulgo Sra da Graça, em Mondim de Basto. 21 entusiastas deste salutar desporto aderiram de pronto a esta bonita aventura, tendo eu e o Silvério Correia ido de Castelo Branco. A concentração foi em Orjais, na residência do Sr. Fernando Prata, de onde partimos já depois das 07h. Distribuidos por várias viaturas e as bikes acomodadas numa viatura comercial, rumámos a Amarante, onde demos início a esta explêndida aventura. Os bombeiros locais acolheram-nos, facilitaram-nos o parqueamento das viaturas e disponibilizaram o balneário para que tomássemos banho com água quentinha no final. O meu obrigado aos Bombeiros de Amarante. A chegada a Amarante deu-se cerca das 10h30 e depois de preparadas as bikes e restante material, lá partimos em direção ao alto do mítico Monte Farinha. Sempre em alegre cavaqueira, lá fomos conquistando km após kms em direção a Fermil de Basto, localidade de viragem para Mondim de Basto, onde…

"Orca"

Quando pela manhã dei uma espreitadela pela janela da cozinha, não gostei! Parecia qua a chuva iria começar a cair a qualquer momento. Seguiu-se a indecisão do vais, não vais, mas, acabei msmo por ir. Ia mesmo convencido de que desta vez não escapava . . . ia mesmo apanhar uma "molha"!!! Eram 09h quando dei as primeiras pedaladas em direção à Orca, aldeia cuja designação atesta a importância do lugar desde os primeiros tempos de povoamento na Península Ibérica. De fato, Orca é designação para um Dólmen bastante peculiar. Um monumento megalítico formado por uma anta de câmara poligonal e um corredor envolvido por uma mamoa. Mas já chega de história!!! Agora a pedalar, passei pelos Escalos de Baixo e de Cima e desci a S. Gens, onde afrontei a primeira subida do dia, a S. Miguel D'Acha. Fugindo um pouco a velhos hábitos, não parei desta vez no Café da Dona Maria, mas sim na Pastelaria "Flor do Outeiro" ao cruzamento para Vale de Prazeres. Ía com o sentido no "…

"Rota das Barragens"

Hoje, como préviamente planeado, fui vadiar com minha asfaltina pelas barragens da Pracana e do Fratel.
Acompanharam-me neste bonito dia de pedaladas, os amigos José Luís e Vasco. Juntámo-nos pelas 08h e partimos à aventura, cruzando a cidade pelos suburbios e variante ao IP2. Passámos Sarnadas de Rodão, Alvaiade e Perdigão e parámos no Vale da Mua, para a matinal dose de cafeína. Se até aqui, o trânsito nos apoquentou um pouco, a partir daqui fomos quase sempre reis e senhores das bonitas estradas panorâmicas e observadores previlegiados de toda aquela panorâmica, em constante sobe e desce por vales e serras de imensa beleza. Depois do cafézinho no vale da Mua, virámos à esquerda e o Peral era logo ali. Continuámos a nossa pedalada de hoje passando o Monte Rodigo, Lameira do Martins e chegámos a S. Pedro do Esteval, onde avivei a memória de antigas pedaladas, nos caminhos de Fátima e subida à eólica do Castelo Velho, também conhecida pela viúva. Passámos pela Ladeira e fábrica da con…

"III Clássica da Primavera 2012"

11 Colinas. 11 Secções de Pavé. 144 kms de puro divertimento e sã camaradagem. Foi assim que comecei o primeiro dia deste fim de semana algo atípico, no que ao tempo diz respeito, com a minha participação na "III Clássica da Primavera pela Cova da Beira", delineada pelo amigo José Cavaca, para partilhar com os amigos e com quem quisesse aparecer. Saí de Castelo Branco cerca das 07h15 e rumei ao ponto de encontro. O Bar Periferia, junto ao Refúgio. O José Luís, ainda a "ressacar" do dia passado na Sra de Mércules, também apareceu, mas, acabou por abandonar em Peraboa. O grupo inicialmente composto por 11 elementos, aos quais se juntaram mais 3 nas proximidades do Fundão e outro nos 3 Povos, perfazendo um bonito pelotão de 15 elementos, preencheram algumas das panorâmicas estradas do concelho, com a sua alegria de pedalar e bem conviver espalhando um bonito colorido, neste sui generis pelotão de amigos. A partida, foi pouco depois das 08h30 e descemos ao Fundão, com passage…

"Calvos, Vilares e Palvarinho"

Na companhia do Carlos Sales, fomos hoje efetuar uma voltinha mais curta, pois havia que estar em casa mais cedo. Saímos já perto das 08h30 e fomos em direção às Benquerenças, com passagem pela Piscina-Praia, Talagueira e Baixo da Maria, descendo seguidamente à Ribeira da Canabichosa para subir uma rampinha que acabou de vez com o frio matinal. A passagem pelas Benquerenças foi fugaz e virámos o azimute à Azinheira, entretendo-nos nalguns dos imensos carreirinhos que por ali abundam, para, após passar o VG do Canto Redondo, descermos à Foz da Líria. Passámos esta Ribeira e o Rio Ocreza e subimos aos Calvos, continuando agora em direção à Nave. Virámos à direita nesta aldeia e por diversos estradões, chegámos aos Vilares de Baixo e logo depois Vilares de Cima, onde parámos no Café junto à estrada, para a matinal dose de cafeína. Por ali nos entretivemos um pouco na conversa com a proprietária do café, até que voltámos a carregar os camelbags, que já era hora de regressar. Cruzámos a estrada …

"Maratona SelindaBtt"

Neste Domingo, fui até à Sertã na companhia do Carlos Sales, para participarmos na Maratona da SelindaBtt. Uma zona que conheço e onde já passei bons momentos de convívio e pedaladas. Este ano, este grupo de amigos abraçou o formato maratona de um só dia, abandonando o anterior XL, a que estávamos habituados, a dois explêndidos dias de convívio. Mas a experiência e a capacidade de bem servir e organizar mantêm-se e a prova, foi este belo dia passado pelos trilhos da Sertã e que culminou com o já habitual super almoço no Restaurante Ponte Velha. Eu e o Carlos saímos de Castelo Branco pouco depois das 07h e rumámos à Carvalha, na Sertã, onde o meu irmão Luís já nos esperava, para em conjunto participarmos na maratona. Fomos tomar o cafézinho da praxe e pôr a conversa em dia. Entretanto o Carlos Farinha juntou-se a nós e foi este quarteto que pedalou e conviveu durante os 65 kms do evento. Sempre animados e na cauda do pelotão, fomos convivendo, registando paisagens com as nossas digitais e não…

"Cascata da Fraga da Água D'Alta"

Hoje, saí de casa pelas 08h45 e rumei ao Orvalho, com intenção de efetuar uma visita à Cascata da Fraga da Água D'Alta. O ano passado fiz por ali uma "brincadeira" em Btt com um grupo de rapaziada e hoje, fui com a minha asfaltina em solitário. A manhã apresentava-se radiante e com bastante sol, apenas manchada pelo forte vento que se fez sentir e que me fez sofrer durante dois terços da jornada. Passei pelo Salgueiro do Campo e na Reta do Esteval mais uma vez olhei para aquele enorme empreendimento em olival a perder de vista e que certamente irá ser uma mais valia para a região. Depois foi subir até à Foz do Giraldo, com passagem pela Lameirinha. O vento frontal, aliado ao recente corte da mata de eucaliptos, tornou a subida um pouco mais penosa. No alto da Foz do Giraldo recordei alguns bons momentos do café junto à paragem, quando até ali pedalávamos e confraternizávamos com a sua proprietária, cujo nome agora não recordo e que era uma excelente contadora de histórias. Le…