Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Fevereiro, 2012

"PNSAC - No Reino da Pedra"

Ontem, foi dia de adrenalina no fantástico Parque Natural da Serra D'Aire e Candeeiros. Quero conhecer e pedalar pelas melhores zonas de trilhos daquele bonito parque e fantásticas formações rochosas!!! Fiz há algum tempo a primeira incursão pela Serra da Pevide, Porto de Mós, singles da Chiqueda e ciclovia da desativada via férrea da Bezerra. Desta vez, escolhi as Serras de Santo António, da Pena da Águia Escarpa de Alvados e o Cabeço da Fórnea. Acompanharam-me alguns amigos . . . o Nuno Eusébio, o José Luís, o Vasco, o Mário e o meu irmão Luís. Saí da cidade pelas 07h e juntei-me ao José Luís e ao Vasco na Estação de Serviço de Vila Velha de Rodão, na A23. O meu irmão e o Mário, esperavam-me na Videla, à saida da A23 e, todos juntos, seguimos até ao Zambujal de Alcaria, onde iniciámos esta pequena aventura. Simplesmente fantástico. Superou e em muito, as minhas expetativas quanto ao traçado, que também eu o fiz pela primeira vez. O relógio tinha avançado os primeiros minutos das 09h qua…

"Vale de Prazeres"

Hoje havia uma rapaziada que ía fazer um passeio gastronómico de roda fina ali para o Casal das Águas de Verão. Recebi o convite, mas. . . hoje era dia de chegar a horas para o almoço!!! Amanhã vou dar umas pedaladas no Reino da Pedra, pelas encostas da Serra de Santo António, Alvados, Pena da Águia e Fórnea e vou chegar lá para o fim da tarde, por isso . . . fica para outra oportunidade!!! Só tenho autorização para "vadiar" um dia por fim de semana. Durante a semana, tenho carta branca. eh eh eh!!! Por isso, hoje, na companhia do Jorge Palma e do Filipe, fomos dar uma voltinha com as "asfaltinas" até Vale de Prazeres. Saímos pelas 08h30 e tomámos a direção dos Escalos de Cima com passagem por Escalos de Baixo. Passámos a variante a Alcains e a Rotunda da Lardosa e com passagem em Alpedrinha, subimos até à fonte, onde parámos para atestar bidons e saborear aquela fresquinha água serrana. Descemos a Vale Prazeres, com nova paragem na padaria/pastelaria, onde tomámos o ca…

"Calvos,Martim Branco, Barbaído"

Que belo dia para passear a "baixota"!!! Uma manhã explêndia com um sol radiante e com a temperatura mínima, em escala mais elevada que nos dias anteriores, quase que me obrigaram a sair de casa. Pelas 09h, já pedalava em direção ao campo. Passei a cidade pelos subúrbios e tomei a direção da abandonada Aldeia da Azinheira. Um pitoresco local que nunca me canso de visitar. Segui depois em direção à Foz da Ribeira da Líria, um local prazenteiro, onde esta ribeira espraia as suas água no Rio Ocreza. Subi à Aldeia de Calvos e embrenhei-me no Pinhal até à Aldeia da Nave. Aqui, tomei a direção do Espadanal, um imenso Vale com uma bela panorâmica sobre a Aldeia de Sarzedas e no oposto, as imensas serranias, onde se destaca a Serra do Muradal com as suas cinco eólicas. Um local a vistar em breve, em conjunto com uns recantos que por ali existem, mais a oeste!!! Subi um pouco, mas com alguma dureza e desci para as Vinhas da Tapada, para subir de novo, agora ao VG do Valeijo e mais à frente …

"Voltinha de Carnaval"

Hoje, dia de Carnaval, fui dar umas pedaladas na companhia do Jorge Palma, Nuno Eusébio, Paulo Jales e Nuno Jales. saímos da cidade pelas 08h30 e fomos ver como andavam as obras na N.558-1, que liga a Lardosa à Orca. Com passagem pelos Escalos de Baixo e Escalos de Cima, chegámos à Lardosa, onde entrámos na N.558-1, agora em obras, com a colocação de um novo tapete. Acabámos por ser surpreendidos, pois as obras estão adiantadas, relativamente ao que é habitual, por estas redondezas. Tivemos que circular pela berma umas centenas de metros, pois estavam a colocar novo tapete e nalguns locais, o velho tapete estava com a cola própria para levar o alcatrão. Sorte a nossa, que virámos para a Atalaia no entroncamento com as Zebras. Passada a Atalaia, rumámos à Soalheira, onde parámos nas bombas para o cafézinho matinal. Já com a quantidade de cafeína ajustada, continuámos a nossa voltinha carnavalesca com o azimurte virado ao Louriçal do Campo. À saída, fomo-nos cruzando com a rapaziada que saíra d…

"Costa de Alvados, Pena da Águia e Fórnea"

No próximo dia 26 (Domingo), vou fazer nova incursão ao Reino da Pedra no Parque Natural da Serra D'Aire e Candeeiros.
Quem me quiser acompanhar pode concentrar-se pelas 08h junto à Igreja Matriz de Zambujal de Alcaria, a seguir a Mira D'Aire.
Pode ainda contatar-me para ajustar logística. Recordo que o passeio é em autonomia, pelo que cada um deverá ser portador do que eventualmente lhe fará falta.
Podes ver aqui um lamiré do que te espera, caso sejas um indefétivel das trialeiras e dos trilhos adrenalínicos.
<>


<>
Também podes ver algumas fotos de locais de passagem desta aventura!!!












Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos
. . . ou fora deles.
AC