Avançar para o conteúdo principal

"Pelos Trilhos do Xisto"

Hoje foi dia de "vadiagem"!!!
Em solitário e montado no meu "tanganho", saí da cidade pouco depois das 08h em busca do prazer que é para mim, pedalar sem stress e sem pressão, absorvendo todos os momentos e a plenitude das belas panorâmicas e zonas por onde passo.
Depois de passar a Tapada das Figueiras, cruzei a M.551 e entrei no Monte da Massana, onde a "marzia" já molhava a meinha.
A manhã apresentava-se com uma neblina baixa, que perdurou até cerca das 10h00.
Já no estradão da cumeada, fui até à N.112, seguindo para o Rouxinol, onde fui em busca de uma antiga passagem do Rio Ocreza. O fogo que assolou a zona fez desaparecer aquele antigo "carreirinho", onde algumas vezes pedalei.
Mas nem tudo se perdeu. Encontrei outro, feito pela passagem dos "motoqueiros" e que, para nós betêtistas, se transforma num belo desafio. Mais parece uma bela pista de "freeride". Começa junto às casas do Rouxinol e termina junto à Ponte de Ferro, que antecede a subida à Capela de Santo António. Com cuidadinho, mas divertí-me à brava!!!
Parei no Palvarinho, onde apesar da fresquidão da manhã, cheguei um pouco afogueado da longa subida.
O pneu traseiro da minha bike já não tem uma boa tração, pelo desgaste que já apresenta e, em terreno arenoso, ou pedregoso, de vez em quando prega-me uma partida. Não sendo o caso.
Aqui pela cidade, pneus para 29er's não abundam, apenas os spec's, que não me agradam.
Fui o primeiro cliente do café e atestei logo ali os níveis de cafeína e dei dois dedos de conversa com alguma malta conhecida, que entretanto entraram no estabelecimento, e com quem cacei em tempos, em belas montarias de caça grossa.
Rumei à Praia Fluvial do Muro, condenada ao abandono, pois o proprietário já desistiu do projeto de remodelação daquele belo espaço natural, derivado aos constantes assaltos, roubos e danos nas bonitas instalações em xisto. Adoro o alpendre daquela casa!
Cruzei o Rio Tripeiro e subi aos Carvalhos seguindo para a Bedaneira, agora plena de olival, que ladeei em direção a Camões.
O antigo estradão já está totalmente alcatroado e a ponte sobre a Ribeira do Goulo já construída. Uma maravilha para os "asfálticos", eu incluído. Não é grande coisa para trepadores. Apenas para quem gosta de pedalar na tranquilidade daquela plenitude.
Subi à cumeada e tomei a direção de Vale de Ferradas e cruzando a estrada de Santa Clara, subi à serra, parando lá no alto para apreciar aquela envolvente panorâmica.
Desci à Portelinha  entre eucaliptais e passando por Valbom cheguei à Lameirinha, onde parei para comer uma bela bifana acompanhada por uma bela e fresca "loirinha"!
Diverti-me um pouco com os comentários de alguns clientes ao meu tanganho, pois nunca tinham visto uma bicicleta com as rodas tão grandes. Foi um momento descontraido. Após dois dedos de conversa com o meu amigo Alexandre, companheiro de juventude e boas tertúlias e bailaricos, lá segui o meu rumo.
Ladeei a oficina do Alexandre, na Lameirinha e desci ao Porto da Vila, onde encostei à Ribeira de Almaceda até à bonita aldeia de xisto de Martim Branco, com algumas passagens pelo espetacular PR2.
Subi à serra por novos trilhos que por ali desencantei e desci à Varzea Fundeira, cruzando de novo o Rio Tripeiro.
Com uma nova secção de trilhos, alguns  a terem que ser alterados numa nova passagem, pois já arranham um pouco a pernita, rumei ao Ninho do Açõr, com passagem pelo Monte Velho.
Desci seguidamente ao Vale de Prande, onde há bem pouco tempo andei com a rapaziada das Docas e subo ao Santuário da Rainha Santa Isabel, cruzando a M.550 para a Quinta do Freixial.
Passei pela Nave Redonda, Vale do Nuno e Quinta de Valverde, para entrar na M551 até à Tapada das Figueiras.
Entrei em Castelo Branco já com 84 kms pedalados, mas repletos de bons momentos, de bonitas paisagens e pronto para um bom banhinho e uma retemperadora soneca.
 
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-