Avançar para o conteúdo principal

"Passeio Serrano"

Hoje fui passear a minha asfáltica.
Saí de casa pelas 07h30 e após um momento de reflexão, resolvi ir para os lados do Orvalho, sem um itinerário préviamente definido. Ía pedalando consoante me apetecesse!!!
Hoje, em solitário, ía dar uma vista de olhos por umas bonitas passagens serranas.
Passei pelo Salgueiro do Campo e ao passar na Lameirinha, verifiquei que o Café já estava aberto, mas, por outro lado, recordei também a "surrapa" que lá bebi, quando por ali passei com o amigo Jorge Palma. Resolvi continuar.
Subi ao Alto da Foz do Giraldo e desci para as Casas da Zebreira, parando mais á frente no pequeno Parque de Merendas do Ribeiro da Volta, onde comi uma barrita e bebi àgua daquela bonita fonte.
Atestei o bidon e continuei até ao Orvalho.
Nunca mais parei nesta povoação para abastecer, desde que uma vez, nos tentaram furtar as bikes, estacionadas á porta do café. Desde então, só de passagem.
Virei para a estradinha panorâmica em direção ao Vilarinho e enquanto pedalava, recordava um bonito passeio de Btt que por ali fizera com alguns amigos e recentemente a pé, com o Carlos Sales, pelo PR3OLR Georota do Orvalho, que aconselho vivamente a quem gosta de um bom pedrestre. Um pouco durinho, mas de beleza inquestionável. Uma pequena "floresta tropical" no meio de nenhures.
Pedalando, lá fui "galgando" kms, passando ainda por Vilar Barroco e Póvoa da Ribeira, até chegar ao cruzamento das Sarnadas de S. Simão e Estreito.
Como ainda era cedo, resolvi subir até ao Miradouro e continuei até ao cruzamento para a Ribeira da Azenha, uma pequena aldeia do Concelho de Oleiros.
Iniciei então uma longa e merecida descida, pois já há muitos kms que vinha em subida,  passando a aldeia e um pouco mais à frente pelos Poeiros, outra pequena aldeia, "guardada" pela imponente Serra do Muradal.
Parei na Azenha de Cima para beber algo fresco e tomar a matinal dose de cafeína, enquanto dava dois dedos de conversa com a simpática proprietária do estabelecimento.
Já um pouco mais "carbohidratado" continuei o meu passeio de hoje em direção a Sarzedas, continuando por Cabeço do Infante e Vilares de Cima, para enfrentar a última dificuldade do dia na ascensão à Taberna Seca, quando o calor já  começava a fazer sentir a sua força.
Cheguei a Castelo Branco pelas 12h00, com 105 kms pedalados por belos locais "vestidos" de bonitas paisagens.
Depois do banhinho retemperador, seguiu-se um aprazível almoço e umas horinhas de sofá a ver o "Tour de France".

Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC 

Comentários

Luantes disse…
Gostei
Mesmo sem pedalar e estar a umas boas centenas de Kilómetros do local, senti me a pedalar a vosso lado
çpor estradas qoe eu adoro
um abraço

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel