"Montes do Sordo, Bonchalinos e Rebouça"

Tinha programado para hoje, ir dar uma volta com a minha Trek 6700 e testá-la para o Repto Pirenaico, com início no final da próxima semana em Llançá.
Mesmo a calhar, o Carlos Sales acompanhou-me e fomos em busca de um percurso com algumas exigências, onde poderia testar a bike, pois fiz-lhe algumas pequenas alterações.
O Carlos veio ter comigo à minha garagem e o nosso primeiro trabalhinho de hoje, foi por-lhe a bike à medida, pois andava sempre com dor de costas.
De fato a bike estava um pouco desajustada, relativamente às medidas standard e o Carlos hoje parecia outro. Durante todo o percurso não lhe doeram as costas. Ainda bem. Espero que seja definitivo e não uma situação pontual.
Saímos da cidade pelo Quinteiro, descemos ao Ribeiro da Sra de Mércules e subimos ao Forninho do Bispo.
Aqui tomámos a direção da Casa dos Malpiqueiros e seguimos o estradão para o Monte do Sordo, onde chegámos com o "coração aos pulos" pela adrenalina causada no belo par de descidas de inclinação apreciável.
Cruzámos o Ribeiro da Bica e lá mais à frente, virámos à esquerda para o paredão da nova Barragem do Ribeiro do Forno, descendo ao lado do paredão e cruzando a ribeira, ladeámo-la durante algum tempo, num terreno bastante arenoso e pesado até ao Monte do Pombal.
Por aqui ziguezaguámos por alguns trilhos, pelo Vale da Ribeira das Casas e ladeando a barragem, subimos à Casa do Estrêlo, onde entrámos no estradão para a Granjinha, subindo ao VG da Granja. e Monte dos Bonchalinos.
À vista do arraial, virámos à esquerda para o Cocharro e descemos à Ribeirinha, pelo Compasso de Baixo.
Aqui efetuámos uma pequena paragem para apreciar aquele bonito recanto e tomar alento para a subida seguinte, aos Quintalreis de Cima e Monte da Capa Rota, onde virámos à esquerda para o Casal dos Mourões.
Mais uma pequena paragem, pois são bonitos recantos escondidos pelo meio das imensas matas de eucaliptal, algumas já desaparecidas, dando origem a enormes manchas desprovidas de arborização.
Mas aqueles cantinhos mantêm sempre a sua peculiar beleza, para quem a aprecia e tem tempo para uma pequena paragem de contemplação.
Entrámos de novo no estradão que segue para a Pedra da Garalheira, nas Sesmarias, que pouco depois abandonámos para entrar numa bonita sequência de trilhos até às queijeiras da Rebouça.
Passámos no paredão da barragem na zona das queijeiras e cruzámos o Olival Basto para entramos finalmente no recinto da Sra de Mércules, onde parámos no restaurante local e bebemos um par de mini-jolas, pois foram bem merecidas.
Na Sra de Sant'Ana, o Carlos despediu-se e rumou à Carapalha e eu continuei para a Pires Marques.
Uma manhã bem passada e radiante de sol, onde o calor já se fez sentir e os trilhos, bastante enlameados, foram puro divertimento durante quase todo o percurso de hoje.
38 divertidos kms na agradável companhia do Carlos e da "menina" que vai "alombar" comigo durante 15 adrenalínicos dias, cruzando toda a Cordilheira Pirenaica, desde Llançá a Hondarribia.
Gostaria de me portar tão bem como ela se portou hoje!!!

Vêmo-nos nos trilhos,
ou fora deles.

"Passeio de moto pelo Alto Douro Vinhateiro"

"O que é bonito neste mundo, e anima, é ver que na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar outra aventura." (Miguel Torga) Com a  excelente companhia dos amigos Luís Miguel, João de Deus e Marta Farias, fomos "desbravar" algumas das encantadoras estradinhas panorâmicas do Alto Douro Vinhateiro. A saída foi programada para as 07h00 e, já na companhia do Luís Miguel, fomos até Penamacor, onde o João e a Marta já nos aguardavam junto às bombas de combustíveis locais. Já agrupados rumamos ao norte cruzando Meimoa, Vale da Srª da Povoa, Terreiro das Bruxas, Santo Estevão e Sabugal. A partir desta vila e com a bonita visão do seu famoso castelo das cinco quinas, entramos em terras de Ribacoa, onde o frescura matinal nos atormentou um pouco e nos fez reconhecer que o verão já lá vai e as temperaturas vão já sofrendo metamorfoses, sobretudo em algumas zonas e, esta é uma delas. Logo após abandonarmos o Sabugal, viramos à direita para as Quinta