Avançar para o conteúdo principal

"Serra da Gardunha"

No passado domingo, acompanhando a rapaziada das Docas, fiz uma passagem pela Serra da Gardunha, subindo de S. Vicente da Beira às Lameiras e descendo ao Louriçal do Campo por Casal da Serra e depósitos da Antinha.

Aguçou-me o apetite e fiquei com vontade de lá voltar.
Hoje e aproveitando a companhia do Carlos Sales, fomos até às Fragas da Penha, com passagem pelas Quintas do Vale de Prazeres, cumeada do Alto da Serra e antenas da Cortiçada.

Pelas 07h30 fui buscar o Carlos com a minha "ramona", carregámos as bikes e fomos até ao parque de estacionamento do restaurante no cruzamento das Atalaias.

Logo ali, atestámos o corpinho com a dose matinal de cafeína, pois estava um frio de rachar e um vento gélido.

Passámos nas traseiras do restaurante com rumo a Vale de Prazeres, pedalando por bonitos trilhos pela Gândara, Monte das Carvalhas e Melânia.

Subimos ao VG da Casa Alta e descemos para as Termas da Touca, onde entrámos em trilhos entre hortas, pelo Trapeiro e Relvas, para entrarmos na povoação por uma das suas típicas ruelas, onde o Carlos desempenhou o papel de cicerone, pois os seus pais são dali.

Parámos na pastelaria e comemos um bolinho e um nectar, para aconchegar o corpinho, pois as planuras estavam na fase final.

Fomos até à estação e seguimos um carreirinho sempre à beira da linha, até às Quintas do Monte Leal, onde entrámos num trilho com uma inclinação apreciável e coberto de caruma e pinhas que nos levou ao estradão junto às antenas e VG da Cortiçada.

Seguimos sempre pela cumeada do Alto da Serra, até cruzarmos a estrada, quando esta começa a descer para o Fundão e por trilhos entre carvalhais, passámos a Catraia do Falcão, subindo depois ao VG da Coutada e num sobe e desce, chegámos a Parque de Merendas da Casa do Guarda de Alcongosta,

Continuámos a subir, agora até ao VG e Posto de Vigia do Cavalinho, onde parámos para apreciar aquela arrebatadora panorâmica a 360 graus. Simplesmente espetacular.

Continuámos depois para o Alto da Penha e descemos para a Casa da Floresta, onde virámos à esquerda para o Vale da Andorinha e com passagem pelo Santeiro, chegámos a Castelo Novo.

Passámos pelos pomares do Borracheiro e depois de passar a ponte sobre a A23, cruzámos o Escaldado e chegámos de novo ao cruzamento das Atalaias, onde tinhamos estacionado a "ramona".

Arrumámos as bikes, mudámos de roupa e entrámos no restaurante onde nos mandámos a uma bela bifana e uma bjeca fresquinha.

Foi uma explêndida manhã de pedaladas, preenchidas com 44 adrenalínicos kms, por bonitos trilhos e espetaculares paisagens.

Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos,
ou fora deles.
AC
.o0o.
Clip de filme.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-