Avançar para o conteúdo principal

"PNSAC - No Reino da Pedra"

Ontem, foi dia de adrenalina no fantástico Parque Natural da Serra D'Aire e Candeeiros.
Quero conhecer e pedalar pelas melhores zonas de trilhos daquele bonito parque e fantásticas formações rochosas!!!
Fiz há algum tempo a primeira incursão pela Serra da Pevide, Porto de Mós, singles da Chiqueda e ciclovia da desativada via férrea da Bezerra.
Desta vez, escolhi as Serras de Santo António, da Pena da Águia Escarpa de Alvados e o Cabeço da Fórnea.
Acompanharam-me alguns amigos . . . o Nuno Eusébio, o José Luís, o Vasco, o Mário e o meu irmão Luís.
Saí da cidade pelas 07h e juntei-me ao José Luís e ao Vasco na Estação de Serviço de Vila Velha de Rodão, na A23.
O meu irmão e o Mário, esperavam-me na Videla, à saida da A23 e, todos juntos, seguimos até ao Zambujal de Alcaria, onde iniciámos esta pequena aventura.
Simplesmente fantástico. Superou e em muito, as minhas expetativas quanto ao traçado, que também eu o fiz pela primeira vez.
O relógio tinha avançado os primeiros minutos das 09h quando nos pusemos a caminho da primeira povoação . . . o Castanhal.
Em terreno ondulante e onde a pedra ainda não mordia muito os pneus das nossas bikes, rumámos ao Covão de Oles, onde tomámos contato com o primeiro single, em direção aos Casais dos Vales.
Os singles tracks iam surgindo aqui e ali, em bonitas zonas de mata de carvalhos e outras zonas de arvoredo e a malta mostrava no rosto a alegria aliada á adrenalina de pedalar nestes fantásticos single tracks. Mas o melhor estava para chegar!!!
Chegámos a Alqueidão da Serra e parámos numa Pastelaria, onde os bolos eram tantos, que acabámos com eles, ou não sei mesmo se chegaram para todos.
A subida ao Parque Eólico, naqueles single tracks em pedra calcária foi um gozo tremendo. Lá do alto a panorâmica era espetacular.
Por ali fomos ziguezagueando, sempre por trilhos fabulosos e com passagem por Alcanadas, chegámos ao Reguengo do Fetal.
Já embrenhados na Serra, fomos pedalando nos mais variados trilhos, onde os singles ganhavam por maioria e extensão.
Depois do Covão da Carvalha e da Lapa Furada, chegámos a S. Mamede, onde alguns estômagos mais impacientes, já reclamavam por comida.
Parámos então na Churrasqueira "Pronto e Apurado" e fomos copiosamente servidos com uma travessa de grelhados, onde nada faltava. Desde a febra e entremeada, aos enchidos, onde não faltou a salchicha e a alheira, além dos mais usuais. Para acabar de enfeitar a travessa, salteámo-la com frango assado e a acompanhar (não aconselhável a profissionais) uma quantidade quase industrial de batata frita.
Para alguns, eu incluido, fizémos o aquecimento alimentar com uma sopinha de caldo verde, em jeito de preparação para os grelhados.
para conclui e dissimular um pouco o sabor dos grelhados, comemos cada um uma sobremsa a gosto, que foi um miminho.
Há que juntar a esta excelente refeição, a excelente simpatia da funcionária, que nos mimou durante a refeição.
Meio inchados e com as pernas a tardarem em responder aos estímulos do cérebro, lá fomos até à Demó Nova e Barrenta, onde mais uma vez os bonitos e adrenalínicos single tracks nos fizeram alhear de tudo o resto embalando-nos para o puro gozo.
Ultrapassar a Serra de Santo António pelos seus pedregosos trilhos, foi um "esbanjar" de adrenalina e, sem despegar, a famosa Escarpa de Alvados e Serra da Pena da Águia puseram-nos completamente mudos e cortaram-nos a respiração. Aquela visão sobre o Vale da Canada e encosta do Patelo, cedo ou nunca vou esquecer!!!
A terminar a nossa passagem lá pelo alto, foi a loucura da passagem pela escarpa do Cabeço da Fórnea, faltando-me já os adjetivos para a descrever.
Depois, foi a loucura total, na longa e tecnica descida em ZZZ ao Vale da Canada, onde para manter o mote do que foi o nosso dia de pedaladas, terminámos esta nossa aventura com um bonito single track até ao Zambujal de Alcaria, onde tinhamos estacionado as viaturas.
Uma primeira "jola" nas bombas de combustivel, deu para chegar ao Snack bar da Videla, onde secundámos com outra "jola" e algo mais sólido, até que o jantar nos saciasse a fome, se é que esta existisse nalgum companheiro.
Como disse em tempos um amigo meu, durante estes próximos dias, vou andar com o esqueleto atado com arames, apesar de ter feito apenas 68 kms!!!
Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
. . . ou fora deles.
AC
.o0o.
Clip de filme.

.o0o.
Clip de filme (parte II)

Comentários

mário manso disse…
foi simplesmente brutal,fantástico ...não foi um sonho,foi realidade.
Não há expressões para descrever os trilhos por onde passamos ...genial!
Amigo A.Cabaço parabéns por todo o trabalho que teve com esta aventura ...um abraço,para o resto do pessoal tudo malta fixe...vemonos por ai nos trilhos ou fora deles
FMicaelo disse…
Excelente local para pedalar, ou eu nao tivesse já por lá andado com o amigo AC. Tive pena de nao poder ir conhecer este cantinho, diferente da outra vez, mas quem sabe se numa outra oportunidade lá irei.
Quanto aos ossinhos abanados, isso é garantido, mas para ver estas paisagens tem de ser mesmo assim!
PNSAC um grande parque a descobrir!
Belo relato de bela zona onde é (quase) impossível não tirar belas fotos.
A descida em "ZZZZ" chama-se a diagonal da "Costa de Alvados"
Belo relato de bela zona onde é (quase) impossível não tirar belas fotos.
A descida em "ZZZZ" chama-se a diagonal da "Costa de Alvados"

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel