Avançar para o conteúdo principal

"Pelos Vales de Ronções, Lurgo da Nogueira e Salgueirinho"

Ontem, pelo fim da tarde, telefonou-me o Silvério a combinar uma voltinha de Btt.

Pois claro, como não poderia deixar de ser, estou sempre pronto para umas pedaladas e, lá combinámos encontrar-nos pelas 08h na Pastelaria "A Ministra".
O Pedro Barroca, juntou-se à malta e fomos os três divertir-nos um pouco dando umas pedaladas nesta bonita manhã.
Saímos em direção à Fonte da Mula, que se encontrava completamente gelada com um enorme manto de gelo, que não fosse o gorro sob o capacete, acho que as orelhas caíam!!!
Passámos as obras do novo aeroporto e entrámos no Curral do Prego, continuando pelo Monte Brito e Vinha do Marco até aos Escalos de Baixo.
Aqui, entrámos na povoação e tomámos a direção do Vale da Silveira, virando depois para o Vale de Lobo, indo entroncar na estradinha que liga a Mata à Lousa, no sítio da Margalha.
À entrada da Lousa encontrámos o Tiago, que estava de saída para uma curta voltinha com a asfáltica.
Demos dois dedos de conversa e seguimos em direção aos Muros, descendo ao Vale de Ronções, onde parámos para apreciar aquele bonito recanto.
Continuando a nossa pequena aventura, descemos à ribeira, que cruzámos e subimos à Nesvelha,
onde virámos à esquerda para o Lurgo da Nogueira, após descida adrenalínica, hoje sem a habitual companhia do gado vacum. Parámos junto à Ribeira de Alpreade, na antiga passagem para o Bicho de Ferro.
Subimos até às proximidades da Capelinha de S. Gerardo, por um trilho que adoro fazer, e descemos depois para o Arraial do Frei Simão, tomando depois o rumo às Bacias. Aqui, apontámos azimute ao Caroço e Vale das Pulgas, entrando na Aldeia da Mata junto ao cemitério.
Parámos num café local para comer e beber algo. Já com as calorias repostas, saímos da aldeia pela zona do Lagar do Tomé e descemos por um bonito trilho à Ribeira do Salgueirinho e subindo ao Coito do Leitão, apanhámos o estradão para o Alto da Monheca, onde, para cumprir compromissos horários, optámos por um pouco de asfalto.
Voltámos a entrar nos trilhos na zona do Barrabáz e seguindo pelo Barrão, Tapada da Nogueira e Balorca, depressa chegámos ao Monte S. Luís.
A cidade já quase se avistava e a nossa pequena aventura estava quase no seu final.
Entrámos no asfalto na Fonte Santa e tomámos a direção à cidade, onde chegámos, com 71 kms pedalados, numa bela manhã para a prática deste nosso salutar desporto.
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos
. . . ou fora deles.
AC
Clip de Vídeo:

Comentários

Anónimo disse…
Olá,
óptima surpresa mesmo à porta de casa!
abraço, Tiago
Silvério disse…
Mais um dia explêndido a praticar o meu hobby, ou melhor, a minha paixão, pedalar ao "abrigo" dos 4P's, hoje com a "amante rechonchuda" e com dois amigos que acrescentam sempre muito ao prazer vivido nestas viltinhas, obrigado! Destaco também o facto de mais uma vez ter sido presenteado com muitos quilómetros de trilhos a extriar, que para mim é sempre um "tempero" especial!
Um abraço
Silvério

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-