Avançar para o conteúdo principal

"Além Tejo"

Como já vai sendo um pouco habitual, quando o Carlos Sales tem disponibilidade e flexibilidade no horário, vamos "pintar a manta" por aí algures e divertir-nos um pouco, praticando um desporto, que nos apaixona, o Btt, na sua vertente lúdica.
Desta vez, passámos a fronteira de distrito e fomos até ao Alto Alentejo.
Fomos de carro até Vila Velha de Rodão e efetuámos a primeira paragem na padaria da Zona Industrial, para tomar o pequeno almoço, com uns bolinhos ainda quentinhos. Que maravilha!!!
Já aconchegadinhos, fomos aparcar a viatura junto ao Cais de Embarque, um bonito e aprazivel lugar e com uma paisagem, deveras espetacular!!
Descarregámos as bikes, aprontámo-nos e aí vamos nós em direção aos trilhos, que desta vez, também para mim eram novidade, com excepção do PR6, junto à Ribeira do Fivenro que pisei pela primeira vez nos saudosos Trilhos da Açafa e dum pequeno troço na minha primeira ida a Fátima em Btt.
Passámos a ponte sobre o Rio Tejo, onde é impossível não olhar para aquele belo "postal" que é as Portas de Rodão.
Começámos a dura subida pela Quinta da Corga, fizémos parte da cumeada e descemos para os Olivais da Fonte Longa e Tapada do Lavacho em direção à Aldeia do Monte do Pardo.
Saímos da aldeia por uma "castiça" quelha, seguindo depois por um bonito single track até à descida para o vale, onde deambulámos até entrarmos no estradão, junto à ponte da Ribeira de Nisa, que ladeámos até à Aldeia da Velada.
Atravessámos a aldeia e pela Tapada dos Vales tomámos a direção da aldeia do Chão da Velha, onde pedalámos também num fantástico single track.
Chegámos à aldeia, com uma envolvente espetacular e, saímos para a Tapada do Outeirão e Horta do Porto, entrando depois em zona de floresta e com uns trilhos fantásticos, que muito contribuiram para o acumulado positivo desta aventura.
Sempre em constante sobe e desce, passámos por S. Pedro e ladeámos S. Matias, subindo depois ao cabeço do Caldeiro, já com vista sobre Nisa, onde parámos para um abastecimento mais sólido.
O Carlos solicitou a ajuda dum seu amigo e colega, para nos indicar um local onde comer uma bela bifana.
Este não se fez rogado e foi de imediato ter connosco e indicou-nos o restaurante "A Colmeia" onde deveras se comem umas divinais bifanas grelhadas, acompanhando-nos ainda numa "jola" fresquinha. E que bem soube naquela altura!

Saímos da cidade de Nisa pelas quelhas da Fonte do Cão e pedalámos em direção à bonita Barragem do Racheiro, que fomos deixando para trás, enquanto subiamos ao cabeço da Atalaia.
Seguidamente, descemos para o Vale das Barras e, pelo Carqueijal, chegámos à Aldeia do Pé da Serra, onde descobrímos mais um single "porreirinho".
faltáva-nos a ultima subída do dia e foi essa que nos levou ao Cabeço da Atalaia, entrando no eucaliptal até ao abandondado Monte Cimeiro.
A partir daqui, entrámos no bonito trilho do Pr6, descendo à Ribeira do Fivenro e continuando sempre em single track, até quase ao final. Um espetáculo!!!
Largámos o single, para entramos na ultima parte de estradão que nos conduziu até ao asfalto, já em descida para a Ponte sobre o Tejo, que voltámos a cruzar, agora em sentido inverso, terminando esta aventura, como começámos, com o espetacular "postal" das Portas de Rodão.
Foram 62 magníficos kms, por trilhos e paisagens maravilhosas e que, desde já, ficam guardadas na minha pasta de "favoritos"!!!

Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos
. . . ou fora deles.
AC
Clip

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel