Avançar para o conteúdo principal

"VII Trilhos da Raia"

Decorreu este domingo a VII Edição dos Trilhos da Raia.
Um evento que logo cedo começou a ganhar adeptos e que hoje é um caso sério em popularidade.
Com o cunho da ACIN, os Trilhos da Raia, é hoje, em minha opinião, uma das melhores organizações a nível nacional.
Basta saber, que é organizado por quem pratica Btt, na sua verdadeira essência e o faz por gosto.
E está tudo dito.
Este ano, e eu, que até ando por aí e conheço uns quantos "carreirinhos" e uns trilhos "porreiros", fico surpreendido com a capacidade desta rapaziada, que pôe muito empenho naquilo que faz e, sabendo de antemão o que a malta que se desloca a estas manifestações de bikes, quer, pois também é o que eles procuram quando vão pedalar em eventos de outras organizações.
E, aqui está uma prova pura, de que, numa mesma área e durante sete anos consecutivos, se podem encontrar e mesmo criar novos percursos, respeitando os pontos chave e passagens obrigatórias.
Parabéns, já me soa a pouco e continuo à procura duma palavra, que possa dirigir aos meus amigos da ACIN e que possa exprimir o seu excelente trabalho. Entretanto, vou aparecendo, sempre que possa nos vossos eventos.
Este ano, fui até Idanha-a-Nova com o Nuno Eusébio.
Fui buscá-lo com a minha "ramona" à Pastelaria do Montalvão, junto à sua residência e ai, tomámos o cafézinho matinal e demos dois dedos de conversa.
Chegámos ao recinto, em Idanha e, depois de estacionar a "ramona", fomos ao secretariado levantar os dorsais e preparámos as bikes para nos fazermos aos trilhos.
Uma grande azáfama,com o pessoal junto ao pórtico de partida, bem apertadinho, quase como sardinha em lata, em posição para o tiro de partida.
Foi chegarmos junto da malta e a partida a ser dada. Deixámos passar toda a gente e já com a companhia do Sérgio Marujo, que se nos juntou, lá fomos os três para mais uns Trilhos da Raia.
Desta vez, "cavalgava" numa 29er. Queria sentir o seu comportamento nos trilhos mais técnicos e, sobretudo, nas calçadas de Monsanto.
Tanto se diz sobre o comportamento das 29ers, que as nossas roda 26 já são quase Bikes em via de extinção. Manobras de marketing. Digo eu!!!
Já tinha feito com a 29er, 4 dezenas de kms e francamente gostei, apesar de sentir algumas diferenças de adaptação, nos kms iniciais.
Centenas de participantes e pó com fartura, foi a minha visão dos primeiros kms.
Depois, a malta começou a estender-se e pude então, juntamente com os meus companheiros, pedalar mais descontraído e dedicar-me ao "feeling" da 29er.
A descer e a rolar, é inquestionável a melhoria em relação às roda 26, mas, a surpresa viria a transpor obstáculos de alguma envergadura e a subir a calçada de Monsanto.
Normalmente consigo subir aquela calçada com a minha 26, mas com a 29er, foi simplesmente "pedalada redonda". Um pouco mais cuidadoso de início, mas depressa me apercebi que aquela roda enorme galgava tudo. Bastava pedalar de forma mais fluida e com pedalada redonda e aí vai ela, comigo em cima, claro.
Sempre fui um pouco "medricas" a descer os degraus, naquelas ruas estreitinhas, em Monsanto, mas, fiquei de tal modo confiante, que até desci "aquilo" com à vontade. Espetáculo!!!
Mudei radicalmente a minha opinião sobre as 29er. De tal forma, que até tenho medo de pensar nisso!!!
Agora, a questão, na parte que me diz respeito, apenas se pode colocar na parte estética, nada mais.
As 29ers vêm para ficar, mas as 26, jamais vão acabar. Tenho a certeza!!!
Pelos divertidos trilhos e pelos adrenalinicos singles dos Trilhos da Raia, eu, o Nuno e o Sérgio, fomo-nos divertindo, despreocupados, falando aqui e ali com algum companheiro mais atrazado, como nós e aproveitando cada centímetro deste espetacular trajeto.
Tudo seria cinco estrelas, não fosse o malfadado furo na enorme roda da frente da minha bike.
E o engraçado disto tudo, é que eu trazia de prevenção uma câmara de roda 26.
Foi quase hilariante, eu e o Nuno a esticarmos a câmara de ar e a tentar metê-la no enorme aro.
mais parecíamos dois pasteleiros a esticar massa para uma "piza".
Mas ficou lá e trouxe-me para o final e sem mais problemas!!!
O almoço do costume e com a qualidade já conhecida e mais que badalada, mais uns amigos à chegada, umas imperiais, que não faltaram na nossa mesa e tudo terminou, já pelas 18h, no Café do Espanhol, ainda em Idanha, mas já a beber umas frize de limão. Baahhh!!!
Regresso a casa e mais um domingo passado em pleno, com umas boas pedaladas, um bom lote de amigos e a vontade de voltar a Idanha, mas agora, para pedalar com os amigos que trabalharam e organizaram este bonito evento.
Até breve!!!
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos
. . . ou fora deles.
AC

Comentários

Silvério disse…
António, que te assentava bem já não tinha duvidas, mas agora, com esta tua apreciação, atrevo-me a dizer que tu também de assentas muito bem nela. Já me estou a ver brevemente a pedalar "agarrado" a, quero dizer atrás, de uma "camoneta".
Parabens aos três protagonistas deste post por mais uma participação exemplar nos trilhos da raia e também à organização, por confiar plenamente nas palvras do narrador.
Um abraço
Silvério

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-