Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Setembro, 2010

"Rodeios e Vale do Homem"

Hoje, eu e Carlos Sales, fomos dar umas pedaladas lá para os lados dos Rodeios e Vale do Homem. Saímos de Castelo Branco pouco depois das 08h e rumámos às Benquerenças, com passagem na agora quase despida, Barragem da Talagueira, Baixo da Maria e estradão que acompanha a A23. Nas Benquerenças demos um pouco de gosto ao pedal, num dos seus inúmeros singles e, passando pela Represa, depressa chegámos aos Amarelos, pois a vontade era mesmo degustar um dos seus famosos panikes de chocolate, na Padaria local. Mas se por vezes, estes já sairam para a distribuição, desta vez, ainda não estavam em condições de serem "mordidos". Tivemos que nos contentar com um palmier, que acompanhámos com um concentrado de pera, pois ainda era cedo para as bjecas. Rumámos seguidamente ao Vale do Homem e logo depois, Rodeios, com passagem num bonito par de singles, para nos embrenharmos pedalando num bonito vale, algo inóspito e sem vivalma, até chegarmos às Sarnadas. Cruzámos a N.18 e continuámos até Ce…

"Pelo Lurgo da Nogueira"

Hoje, na companhia dos amigos Pedro Barroca, Luís Lourenço e João Caetano, fomos dar uma voltinha de Btt para os lados da Ribeira de Alpreade, pela zona do Lurgo da Nogueira. Saímos da Pires Marques pouco depois da 08h e tomámos a direcção de Alcains, com passagem pelo Alagão, Curral do Prego, Monte Brito e Espadaneira. Saímos de Alcains pela estação e rumámos aos Escalos de Cima, subindo ao novo depósito de água da Lousa, entrando na aldeia e parando no café da simpática velhota, para a matinal dose de cafeína. Saímos pelo lado do cemitério e após uma incursão pela Terra Navancha, descemos à Ribeira de Alpreade, subindo depois ao Lurgo da Nogueira, sempre ladeando a ribeira. Passámos a Vigia e pela Tapada dos Gralhais tomámos a direcção da Mata, que ladeámos pela capela de S. Pedro, tomando seguidamente o trilho que nos levou ao novo restaurante "A Bigorna", pela Tapada do Zé Lopes. Com o cheirinho intenso a leitão no forno, bebemos umas imperiais. Já em direcção à cidade, passám…

Treino de asfáltica transibérico"

Tinha combinado com o Silvério irmos hoje efectuar um treino longo, com as nossas asfálticas, para afinar a performance para o próximo dia 2 de Outubro, na ligação Seixal > Castelo Branco. 250 kms em total autonomia. Apenas as bikes e uns trocos para nos abastecermos numas tasquitas pelo caminho.
Fomos até ao Modelo, onde a malta se junta para as pedaladas asfálticas e desafiámos a rapaziada para nos acompanharem durante alguns kms, até tomarmos o cafézito matinal, separando-nos seguidamente. Aderiram ao desafio, o Mike, o Álvaro, o Joaquim Cabarrão, o Leandro e o Paulo Jalles, que nos acompanharam até S. Miguel DÁcha, onde parámos no café da Dª. Maria. Eles seguiram por Idanha-a-Nova e nós continuámos o nosso treino de hoje, por Àguas, Aldeia do Bispo, Aranhas e Valverde del Fresno, onde parámos no Restaurante da Laura para comermos um bocadillo e um par de colas. Seguimos depois em direcção a Moraleja, mas optámos depois por continuar por Cilleros, pois por Moraleja, a quilometragem …

"Castelo do Bode > Fátima"

Está concluído, em termos gerais, o percurso que este ano me irá conduzir a Fátima, na companhia de alguns amigos, em Btt. Hoje, acompanhou-me o amigo Carlos Sales, para concluir mais esta tirada, que acabou com 95 kms percorridos em Btt, de Fátima ao Castelo do Bode, por asfalto e regresso por trilhos. Pelas 07h já estava à porta do Carlos. Carregámos a bike e rumámos a Fátima, onde deixámos a carrinha estacionada no Parque nº. 2. Após os preparativos da praxe, começámos as nossas pedaladas de hoje, em direcção ao Castelo do Bode, sempre por asfalto. Com uma única paragem em Vale dos Ovos, no snack bar da bomba de combustível para "morder" algo mais sólido e tomar a primeira dose cafeínica do dia, chegámos à barragem pelas 10h10. às 10h15, iniciámos o regresso pelos trilhos que farão parte da ligação Castelo Branco > Fátima, em Btt. Passámos em bonitas povoações, umas airosas, outras nem tanto, bonitos locais de interesse turístico, com especial realce para o imponente Aquedut…

"Reviver velhos trilhos"

Hoje, na companhia do Luís Lourenço, fui dar mais uma voltinha de Btt de quarta feira. Saímos da Pires Marques, pouco depois das 08h e fomos reviver alguns trilhos, onde já há algum tempo não pedalava. Entrámos nos trilhos no single nas traseiras da Avenidauto e rumámos ao Curral do Prego. Passámos no Monte Brito e Vinha do Marco, para entrarmos seguidamente nos Escalos de Baixo, onde aproveitámos para injectar, via oral, a primeira dose de cafeína do dia. Já mais aconchegadinhos, tomámos o rumo de Escalos de Cima, com passagem no Vale Figueira. Continuámos pelas Antas e Cancelinha, entrando na zona onde se semeia o célebre feijão pequeno, já colhido nesta altura do ano, e que estará presente no primeiro fim de semana de Outubro, na festa que lhe é destinada, na Lardosa. A festa do Feijão Frade. Aí, encontrámos um bonito rebanho de borreguinhos, alguns com poucos dias, que por ali saltitavam, enquanto que outros dormitavam. Com um percurso em zigue-zague, passámos a Folha da Lardosa e tomámo…

"Por Vale Ferradas e Vale do Tripeiro"

Hoje, na companhia do Silvério, do Pedro Barroca e do João Afonso, fomos dar a usual volta domingueira. Saímos da Pires Marques, pouco depois das 08h e rumámos a Vale Ferradas, para desfrutarmos de uns quantos trilhos espectaculares, que por ali abundam. Com passagem por Santa Apolónia, tomámos a direcção das passadouras da Rabaça e subimos a Caféde, onde tomámos a matinal dose de cafeína no Café da D. Júlia. Cruzámos as Quintas de Valverde e com passagem pelo Freixial do Campo e Juncal, descemos ao Vale Sando, agora em direcção ao Chão da Vã. Espreitámos o único café da aldeia, mas este, como vêm sendo hábito, estava fechado a meio da manhã. O pessoal anda agora atarefado com as vindímas. Subímos à cumeada e entrámos numa sequência de trilhos muito pouco trilhados e apontámos azimute ao Vale Ferradas, Pousafoles e Grade, entrando seguidamente no estradão que nos conduziu à Malhada do Servo. O próximo objectivo era a Mendares, logo seguida dos Pereiros, para nos lançarmos na adrenalínica de…

"Penhascoso > Barragem do Castelo do Bode (Paredão)"

Hoje, na companhia do amigo Pedro Barroca, fui efectuar o reconhecimento de parte do percurso, que este ano percorrerei para ligar Castelo Branco a Fátima em Btt. Foi a 3ª. Secção deste bonito pecurso, que retomei em Penhascoso e terminei no paredão da Barragem do Castelo do Bode. Um dia bastante trabalhoso, pois eu e o Pedro tivemos que rectificar por diversas vezes o trajecto inicial, derivado a caminhos já pouco cicláveis e outros que simplesmente desapareceram. Fui buscar o Pedro pelas 07h30. Carregadas as bikes, rumámos ao Penhascoso, onde deixámos a carrinha e iniciámos as pedaladas. Logo para começar, o pneu da frente da minha bike, não queria vedar. Montei-lhe uma câmara de ar e problema resolvido. Após rolar umas dezenas de metros, uma grande barulheira no disco da roda traseira. Estava a começar bem!!! Tirei a roda e verifiquei que a mola que segura as pastilhas, tinha sido torcida pelo disco, por estas já se encontrarem com dois terços de desgaste. Mas como sou um "rapazinho&…