Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Maio, 2010

"Rota do Sesmo e Malhada do Servo"

Aproveitando a disponibilidade do Nuno Eusébio, o meu companheiro de equipa para o "Trip Trail", fomos neste passado sábado efectuar o penúltimo treino de longa distância e com uma altimetria um pouco mais "puxada", sendo o último, o meu Raid agendado para dia 30 deste mês, numa distância a rondar os 160 kms. O Silvério acompanhou-nos em cerca de metade do percurso, deixando-nos na Azenha de Cima para continuar sózinho até às Sarnadas de S. Simão, onde a família o aguardava. Saímos como habitualmente da Pires Marques, pelas 08h00 e rumámos à Talagueira, tomando depois o estradão que acompanha a A23 até à Represa. Parámos nos Amarelos para degustarmos um panike de chocolate e beber algo fresco, seguido da dose habitual de cafeína. Já mais aconchegadinhos tomámos o rumo das Ferrarias, passando pela Carapetosa, onde descemos à Ponte sobre o Rio Ocreza numa rápida e longa descida. Depois da arfante subida, continuámos, agora em direcção ao Vale da Pereira, com passagem pelo…

"VII Raid AC-Trilhos e Aventuras" (Transibérico Cáceres-Castelo Branco, em Btt)

No próximo dia 30 de Maio, vou efectuar o meu VII Raid AC-Trilhos e Aventuras. Será uma travessia transibérica e que ligará a bonita cidade de Cáceres a Castelo Branco. Cruzaremos El Casar, Arroyo de la Luz, Brozas, Belbis, Alcântara, Estorninos e Piedras Albas, em território espanhol e Segura, Zebreira e Ladoeiro em território português. apesar de este percurso ter uma altimetria bastante distendida, é um pouco sofrido derivado á sua quilometragem . . . 160 kms . . . mais para o pessoal da endurance, cujo lema é "pedalar para descontarir, que para os comuns maratonistas. O percurso, como é habitual nos meus raides, é em completa autonomia e com carga completa, ou seja, cada um terá que carregar o que lhe faz (ou poderá fazer) falta e em caso de problemas físicos ou mecânicos, terá que providenciar o seu regresso. (assistência em viagem) Quem quizer participar, terá que criar a sua própria logística de forma a estar pelas 08h00, (hora portuguesa) na Rotunda do Carrefour em Cáceres, ou…

"Rota da Eirinha (Gardunha) e Tripeiro"

Em continuação ao semi-empeno de sábado, seguiram-se mais 101 kms de pura adrenalina e de bom btt, daquele que eu gosto de praticar, entenda-se, num circuito que apelidei de Rota da Eirinha e Tripeiro. Com o Nuno Eusébio a chegar no Sábado, quase de rastos, impunha-se uma boa recuperação e continuação dum dia "dolorido", pois no Trip Trail, serão três dias a doer. Mas a surpresa aconteceu. O Nuno apresentou-se bem disposto e pronto para a aventura. Este também é dos duros, morde a língua quando é preciso e têm depois a justa recompensa, com trilhos fabulosos e paisagens de encantar. E isso, é tudo o que precisa como motivação. Lá partimos pelas 08h00 da Pires Marques para mais uma aventura. O Pedro Barroca foi ter connosco e acompanhou-nos até à entrada da Soalheira, seguindo depois em direcção à Marateca, por onde regressaria à cidade. Antes, parámos no "Tá-se Bem" na Lardosa para bebericarmos calmamente a nossa matinal dose de cafeína e dar-mos "três dedos" …

"Rota da Couca e Portas de Almourão"

Com vista à minha participação na "I Edição do Trip Trail Geopark Naturtejo" em que faço equipa com o amigo Nuno Eusébio, delineámos para este fim de semana uma sequência de treinos para esse fim. Acompanhou-nos o Silvério, que ficou viciado nas voltas de endurance e para as quais tem estofo, conforme provou na sua participação no SRP160 e nas nossas voltas ocasionais, onde algumas vezes superamos a barreira dos 100 kms. Desta vez preparei um percurso de 115 kms com um acumulado já um pouco "musculado" e trilhos que nos absorvessem os sentidos e fizessem alhearnos um pouco da dor. Saímos da Pires Marques pelas 08h00 com saída pela Cova do Gato e Cabeço da Barreira. Parámos na Taberna Seca para a dose matinal de cafeína e seguímos depois pela cumeada que separa o Vale da Ribeira da Líria do Vale do Rio Ocreza, apreciando as sempre espectaculares paisagens, agora enriquecidas pelas cores primaveris. Descemos à Foz da Líria e atravessado o Ocreza, subimos à Aldeia de Calvo…