Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Julho, 2009

"GR22 - Monsanto/Castelo Novo"

Objectivo cumprido!!! Foi neste passado domingo que conclui a Grande Rota das Aldeias Históricas, com o culminar da sétima e ultima etapa que ligou a mais portuguesa aldeia de Portugal . . . Monsanto, à lindíssima aldeia de Castelo Novo, aquela que serviu de lançamento para esta aventura de puro Btt. Convidei para me acompanhar nesta GR os meus amigos Silvério, o grande animador desta aventura, o meu irmão Luís, que com este evento certamente subiu de escalão no Btt e o Carlos Sales, que por razões profissionais deixou por concluir práticamente metade da Grande Rota, mas a seu tempo e caso seja seu desejo, certamente que a concluirá e eu, de boa vontade o acompanharei. Acompanhou-nos ainda o João Valente, que me contactou e mostrou grande interesse em fazer parte do grupo e claro, como não poderia deixar de ser, foi o quinto elemento e o último a compôr este quinteto de aventureiros ávidos de acção e emoção que com as nossas companheiras, metálicas ou carbónicas, isso não é importante, p…

"Pelos Vales de Mendares e Pousafoles"

Nesta quarta feira algo cinzenta com previsões de chuva, lá me decidi ir até à Pires Marques para a voltinha semanal de Btt. Hoje apenas saí porque sabia que o Filipe estaria por lá á minha espera, pois a vontade era pouca e estava um pouco dorido e sentia-me cansado. Mas nada melhor que o contacto com a natureza para apaziguar esta "maleitas". Assim, pelas 08h lá estava eu a chegar ao local de encontro e dou com o Filipe a olhar para o novo instrumento montado na sua bike, um gps emprestado por um amigo, tentando desvendar o mistério daqueles risquinhos que preenchem o ecrã do dito. Dois dedos de conversa e quando já nos aprestávamos para partir, eis que aparece outro companheiro, também ele useiro e vezeiro deste vício "beteteiro" . . . o Mike, montado na sua alva "trekinha". Com o Filipe tinhamos apalavrado ir dar uma volta lá para os lados da Marateca, em percursos menos sinuosos, mas com a chegada do Mike, deu-me na gana de ir em busca de outros trilhos e…

"GR22 - Sortelha/Monsanto"

E vão seis!!! Neste domingo, eu, AC, o meu irmão Luís, o Silvério e o João Valente, concretizámos a sexta e penúltima etapa de mais uma das minhas "maluqueiras" . . . a concretização da Grande Rota das Aldeias Históricas em Btt, arrastando os amigos que me têm acompanhado domingo a domingo e que comigo têm partilhado as espectaculares paisagens, os soberbos trilhos e as imponentes e históricas aldeias que compôem esta linda rota. A última etapa será no próximo domingo e ligará Monsanto ao ponto de partida desta GR . . . a linda aldeia de Castelo Novo. Pelas 07h e como habitual lá chega o Silvério com a "ramona" . . . a carrinha que nos tem transportado em todas as etapas, com excepção da segunda, que foi dividida pela minha Focus e pela Navara do Fidalgo. Depois de carregadas as bikes e restante material, lá arrancámos em direcção a Sortelha para a partida desta penúltima etapa. À chegada à aldeia, nem vivalma, parecia deserta e ainda por cima nem um "tasco" o…

"Foz do Rio Ponsul"

Ontem, quarta feira, na companhia do meu amigo Filipe fomos dar mais uma das nossas voltinhas semanais, uma espécie de peregrinação por terras beirãs, um vício saudável já com alguns anos de existência. Saímos pouco depois das 08h da Pires Marques, um dos primeiros "berços" do Btt cá da urbe, com o pensamento naquele belo recanto junto à fronteiriça aldeia de Monte Fidalgo. Pisando os velhos trilhos que serviram a última Maratona de Castelo Branco, que morreu bastante jovem, apenas com dois anos de idade e quando começava a entrar na "Ribalta do Btt", chegámos à estrada de ligação que passa por Alfrívida, abandonando aqueles trilhos, rumando agora em direcção à Sra dos Remédios, local de culto e romaria das gentes daquela aldeia beirã. Por rápidos estradões chegámos às imediações de Monte Fidalgo e junto ao campo de jogos, virámos à esquerda em direção à margem esquerda do Rio Tejo, para pouco depois chegarmos áquela abrupta margem, onde lá bem no fundo o Rio Ponsul d…

"GR22 - Castelo Mendo/Sortelha"

Este domingo foi o dia em que se concluiu a 5ª. Etapa do GR22 - Grande Rota das Aldeias históricas. Desta vez, o grupo ficou "empobrecido" com a falta do Carlos Sales, que por motivos profissionais, não pôde alinhar nesta bonita etapa. Fomos quatro os participantes, eu AC, o meu irmão Luís, o Silvério e o João Valente e como motorista de ligação, o Pedro, um amigo da Sertã, que gentilmente nos veio dar apoio nesta 5ª. etapa e provávelmente na próxima. Desde já o meu bem haja pela sua disponibilidade e preciosa ajuda. Com o Silvério, sempre bem disposto, a aparecer pelas 07h já com o João a "reboque", lá carregámos o restante material, meu e do meu irmão e rumámos a Castelo Mendo, mais uma das bonitas aldeias históricas e onde seria o início de mais uma aventura por terras beirãs. Depois de uma visita um pouco mais detalhada à aldeia, iniciámos a aventura, logo com um trilho a descer e a requerer algum cuidado, que nos levou práticamente até ao Rio Coa, onde tivemos algu…