Avançar para o conteúdo principal

"III Passeio de Bicicletas Pasteleiras na Lardosa"

Inserida na IV Feira do Feijão Frade, decorreu no passado Sábado, o III Passeio de Bicicletas Pasteleiras na Lardosa.

Participei no ano passado, acompanhado pela minha filha Daniela, pela primeira vez e, este ano lá me apresentei outra vez, tambem acompanhado pela minha filha mais nova para mais uma festa da bicicleta antiga.

Foi idéia do amigo Pinto Infante, trazer este tipo de evento para a região e inserí-lo no certame e no espírito da Feira do Feijão Frade.
Com cerca de três dezenas de participações no ano de arranque, depressa aumentou para 87 no ano passado e este ano, chegaram às 120, as relíquias que nos fazem recordar os nossos tempos de meninos quando "gingávamos" por aí, pedalando na pasteleira do nosso pai, ou do nosso avô.

Tempos de outrora, em que a recordação e a imitação desses velhos tempos, nos levam a adquirir uma dessas relíquias, ou a "desenterrá-la" do palheiro ou da arrecadação da casa de aldeia e trazê-la de novo à vida, onde até o traje pretende imitar tão saudoso tempo.
Mas deixemo-nos de lamúrias e vamos lá contar como foi!!!

Antes de mais, e como não poderia deixar de ser . . . a mãozinha do Pinto Infante, uma mais valía para a povoação da Lardosa na organização de eventos de lazer e que tanta gente tem trazido à região, dando-lhe, sem margem para dúvida, de um pouco mais de projecção!!. . . não esquecer, a quem compete lembrar!!! (Óh Pinto, qualquer dia tens uma estátua na Lardosa, encostado à pasteleira, à semelhança do Canteiro em Alcains!! eh eh eh!!!)

Depois duma recepção bombástica, com os famosos Bombos da Lardosa, entenda-se, a malta foi-se juntando, recolhendo e colocando os dorsais nas suas "meninas".

Pelas 09h soou a trompeta e a malta lá arrancou, uns com alguma mestria, outros mais desajeitados, em direcção à Quinta da Marateca, local do primeiro de 4 abastecimentos sólidos e muito líquidos.

Depois dumas valentes assaduras, fevera, entremeada, enchido e umas sacolas que cá para nós betêtistas, mais pareciam camelbacks, mas que tinham uma torneirinha, ao invés do tubo, que deitava vinho em vez de água. . . chamemos-lhe a "hipotónica" pasteleira.

Novo arranque, desta vez em direcção à Póvoa de Rio de Moinhos, onde assentámos arraial na Herdade da Quinta do Regato para o 2º. abastecimento com um excelente café e bolos sortidos.
Aqueles poucos metros de subida, até ao portão já foi com o corpinho inclinado a empurrar a dita, um ligeiro treino para as rampas que nos esperavam até Alcains.

Valeu-nos a paragem nas bombas de combustível, onde contráriamente ao habitual, a rapaziada em vez de atestar o veículo, atestava o condutor . . . pequenas distrações!! eh eh eh!!!
Estava então concluído o 3º. abastecimento, donde a malta não arrancou até que se esgotasse o último "jaquinzinho". Que maravilha!!!

Faltava o penúltimo troço, que nos levaria ao 4º. abastecimento, mas para o merecermos, lá fomos dar uma voltinha a Alcains, onde tive o raio dum furo na roda da frente da bicicleta, acabando por a mandar para a caixa de carga da carrinha de apoio, mas não desisti e continuei activo e fiel ao trajecto, mas desta vez a acompanhar o motorista. Fixe.!!!
Entrada triunfal na Quinta do Jota, onde nos atirámos ao último abastecimento.
Seguiu-se o regresso à Lardosa, onde a malta já ía bastante animada, uns mais do que outros, pois havía quem não estivesse preparado para tanto abastecimento e acabaram por encher a "vazilha" antes do final. Mas mantiveram-se hirtos e finos e não deram parte de fracos. À antiga!!!
Arrumadas as velhas relíquias, voltámos à mesa, agora para um almoço à base do ex-libris da Lardosa, o pequeno feijão frade, acompanhado dumas belas sardinhas assadas.
Em ambiente de festa e sã camaradagem, terminou assim mais um bonito evento em que a bicicleta pasteleira foi rainha.
Um obrigado ao Pinto Infante por colocar a bicicleta num lugar de destaque e proporcionar este bonito convívio entre amigos, onde antigas amizades se misturaram com outras agora adquiridas.
Peço também desculpa pelas poucas e fracas fotos, mas era tanta comida e bebida, que pouco tempo tive para pegar na digital e, quando abria a sacola, para a retirar, lá estávamos de novo a parar noutro abastecimento. A culpa é tua Pinto Infante!!!!!!!!!!!!!!!
Para o ano, espero estar presente.

Fiquem bem
vêmo-nos nos trilhos
AC

Comentários

Pinto Infante disse…
É sempre um prazer receber malta companheira dos pedais, mas estou desconfiado que ultimamente quando cá vens tens que acabar a coisa sentado na carrinha!!!último do ano foi o que foi, agora furo???!!!Só pode ser brincadeira. Bem haja pela presença e que tudo corra pelo melhor para este fim de semana até Fátima
Grande abraço
Pinto Infante

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-