Avançar para o conteúdo principal

"Castelo Branco - Torre (Serra Estrela) em asfáltica

Decorreu hoje e pelo 2º. ano consecutivo, a subida à Torre na Serra da Estrela e este ano, com o cunho da rapaziada do BTTHALL.
Agendada já há alguns meses esta notável "tirada", culminava com um almoço de confraternização entre participantes e familiares na Pousada da Juventude nas Penhas da Saúde.
Como inicialmente era necessário confirmar presença, logo em Fevereiro e como estava dependente de outro projecto, não pude confirmar de imediato.
Posteriormente fiquei com a data livre e como não poderia deixar de ser, lá participei nesta aventura, mas após a subida regresessei a casa.
O grosso do pelotão, este ano menos volumoso que o ano transacto, saíu do parque junto ao Mc Donalds, na Covilhã pelas 09h.
Mas 4 companheiros tinham já combinado cumprir o percurso desde Castelo Branco, FMike, Álvaro, Joaquim Cabarrão e eu AC.
O Joaquim Cabarrão desistiu entretanto e resolveu partir também da Covilhã, porém a estes agora 3 resistentes (à quem lhes chame malucos, eh eh eh!!!) juntaram-se o Silvério, últimamente apanhado pelo "bichinho" da asfáltica e o Nuno Eusébio que iria tentar pela primeira vez a conquista daquele enorme "caramoço".
E assim, estes 5 "locos de las cumbres" lá partiram da cidade pelas 06h50 com destino ao ponto mais alto de Portugal, após um ligeiro atraso do Silvério, pois a saída estava programada para as 06h30.
Por tal facto já não conseguimos partir com a malta que se juntou na Covilhã.
Com uma única paragem no Fundão para a dose matinal de cafeína, fizemos uma directa ao alto da Torre, com excepção do Mike e do Álvaro, que ainda foram ao parque ter com as "Marias".
O Nuno Eusébio e o Silvério seguiam à minha frente desde o Hospital Novo e desde logo me apercebi que aquele andamento não me interessava, pois a rapaziada parecia que não tinha noção do que os esperava e sobretudo o Nuno pedalava de forma algo irregular pelo que ao chegar ao Hospital Velho encabecei o grupo e moderei o meu andamento de forma a ir mais confortável e sem estar dependente da pedalada de outros companheiros.
Fui-me afastando naturalmente e sem mais preocupações que chegar ao alto sem seguir rodas nem despiques, que quase sempre acontecem nestas andanças e que acaba sempre por causar desgaste prematuro nalgum dos companheiros.
Assim e diurante todo o trajecto lá fui encontrando a malta mais lenta com as bikes de btt e que heróicamente pedalavam em direcção à glória, pois para alguns era a primeira vez.
A seguir ao Tunel adiantei-me ao Joaquim Cabarrão e logo mais à frente ao Pinto Infante que com a calma que o caracteriza, lá ía calmamente na sua marcha registando com a sua digital alguns belos recantos daquele maçico rochoso.
Da malta que partiu de Castelo Branco, o Nuno Eusébio e o Álvaro não concluiram a tirada, ficando-se pelo caminho.
A minha esposa e filha mais nova cruzaram-se comigo a partir de metade da subida e lá me foram tirando aqui e ali uma foto para resgistar mais esta aventura.
A malta um a um lá foram chegando e após a foto de grupo despedi-me dos presentes e regressei à base, nesta caso a minha residência onde tomei o meu banhinho, indo depois almoçar com a família.
86 kms foram registados pelo meu ciclómetro em mais esta visita à Torre na Serra da Estrela.
No dia 12 de Setembo lá irei novamente galgar aquelas rampas, desta vez pelo lado de Manteigas.

Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
AC

Comentários

ⓡⓞⓣⓘⓥ disse…
Olá :)
O Blogue dos Manteigas de visita ;)
Parabéns pelas fotos :)
Um abraço,
http://bloteigas.blogspot.com/
carneiro disse…
Chegar lá acima é sempre uma emoção e um orgulho. parabéns.

(que andamento usou da Nave para cima ?)
FMicaelo disse…
Obrigado pela companhia e presença desde CBranco. Espero que esta seja a segunda de muitas que ainda havemos de realizar nos anos que se seguem!

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel