Avançar para o conteúdo principal

"Pedalando"

Numa manhã primaveril, propícia a umas boas pedaladas de bike, desporto que nos eleva o espírito e descarrega o stress acumulado dos dias anteriores, agruparam-se na Pires Marques cinco companheiros de pedaladas, ávidos por calcorrear uns quantos trilhos cá do "nosso quintal beirão", onde as bikes vão nascendo e criando raizes, distribuídas pelas variadas modalidades, o que é um bom apanágio para este salutar e lúdico desporto.
Eu AC, Joaquim Cabarrão, FMike, Carlos Sales e João Valente, fomos os protagonistas desta pequena aventura de quarta feira de cinzas.
A idéia para hoje era rever alguns velhos trilhos onde já não passava há bastante tempo e por isso, aproveitei o facto do grupo de hoje ser homogénio para com eles partilhar esta minha vontade.
Saímos da cidade pelas 08h10 com intenção de efectuarmos um circuito com passagem pela Carapetosa e Retaxo.
Com passagem pelo Pereiro, Vale do Romeiro e Quinta de Sto André chegámos ao Monte da Barreira, onde virámos à esquerda para o Formigo e Tapada da Abeceira, virando de novo à esquerda para pedalarmos num constante sobe e desce junto à A23 com passagem pelo Vale da Cruz para atingirmos uma zona menos desgastante que nos levou às Benquerenças e Azinheira.
Nesta abandonada aldeia serpenteámos por uns quantos single tracks bem coloridos pelo verde e tons acastanhados que despontam nesta época do ano criando bonitas paisagens, fazendo-nos sentir priveligiados pelos trilhos que enriquecem este nosso belo recanto, não só aqueles que já conhecemos, mas muitos outros que aguardam que os descubramos e que dia a dia se vão fechando envoltos em matagal sem que possam sentir o peso e o rolar das nossas bikes.
Da Azinheira fiz um desvio dos trilhos que inicialmente tinha delineado, para por proposta do João Valente efectuarmos uma visita ao seu avô e meu ex-companheiro de profissão e aceitarmos também o habitual convite para uma bela jeropiguinha, que o Ti Oliveira tem sempre disponível para a rapaziada.
Quando chegámos à quintarola do Ti Oliveira, na Represa, lá andava ele como de costume na sua labuta hortícula, o seu hóbi de eleição.
Ainda da Represa tomámos a habitual dose de cafeína no "Ramalhete" para voltarmos depois aos trilhos e passando pelo tunel sob a via férrea descemos para o Casal Farinheira pela zona da horta e subímos para o Palheirão, entrando na zona do eucaliptal onde pedalámos uns quantos kms até descermos para a ribeira da Carapetosa numa descida algo inclinada e sem descanso, inicámos a subida para a Aldeia da Carapetosa.
Uma aldeia com um perfil algo atípico com quase uma só rua com casas perfiladas de ambos os lados e com pouca vida.
Dalí rumámos ao Retaxo com passagem junto à Estação de Sarnadas e após passarmos sob o túnel da A23, virámos à esquerda para entrarmos noutro single track até junto da pequena barragem da serração, continuando entre a A23 e o IP2, passando pelos tùneis de ambas para entrarmos em velhos trilhos que nos conduziram ao Retaxo.
Aí subímos para as Olelas com passagem noutro "single" atingindo o Alto das Olelas, onde efectuámos uma pequena paragem no Complexo Turístico para uma foto de grupo e apreciar o explendor daquela bela paisagem com a nossa cidade como pano de fundo.
A descida efectuou-se pela parte mais inclinada e onde a rapaziada delira, continuando em direcção à cidade paralelos à linha férrea até à derradeira paragem no Bar da Associação do Valongo para a "sossegazinha" e dar dois dedos de conversa.
A chegada foi pelas 12h15 com 54 kms percorridos quase sempre com a cidade à vista e inserido num grupo de amigos que, tal como eu, são "amantes do pedal".

Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
AC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-