Avançar para o conteúdo principal

"XXV Ciclo Brevet Internacional de Cicloturismo # Caldas da Rainha - Estremoz - Badajoz"

25 anos depois, a mais antiga clássica do Cicloturismo Nacional volta a Badajoz, desta vez para comemorar as suas Bodas de Prata.
Foi pela mão do incansável Mário Lino que o tardicional Caldas/Badajoz, como é conhecido, teve a sua primeira edição, há 25 anos e que continua a ser sem dúvida alguma, o grande impulsionador deste evento.
Ainda recordo há muitos anos atrás, quando participei no meu primeiro Caldas/Badajoz, com velhos companheiros do pedal, todos eles práticamente já "reformados" destas lides.
O Zé da Mata, o Engenheiro Edmundo, O João "Latas" o Saudoso "Ti Fazenda" entre outros.
Contudo existem ainda alguns resistentes, como Eu, o Ti João "dos Escalos", que com os seus 77 anos, ainda abana a maioria dos jovens que por aí pedala, o Zé Robalo de Alcains, que raro é o dia que não dá a sua voltinha, agora rendido à "comodidade" da bike de Btt, com roda fina, O "Agulhas" que sempre a resmungar lá vai pedalando um par de dias na semana, sendo o companheiro inseparável do "Zé Robalo".
Enfim, o tempo passa e as coisas mudam, só que tenho algumas "reticências" que no que diz respeito à prática do Cicloturismo, tenha efectivamente melhorado.
Decorreu este fim de semana (7/8Jun) a XXV Edicção do Caldas Badajoz e mais uma vez, fiel à minha primeira vez, participei neste belo evento.
O pelotão destas clássicas está cada vez mais envelhecido, notando-se a falta dos jovens que não aderem a esta prática salutar e os poucos que por lá aparecem, estão mais preocupados com a depilação das "perninhas", apresentando-as bem oleadinhas e lustrosas, mas só isso, nada mais!!!
Ressalvo as devidas excepcões, como é óbvio!!!
Mas avancemos!!!
Saí de Castelo Branco na sexta feira em direcção às Caldas da Rainha onde pernoitei numa modesta Pensão, onde desde sempre fico, quando participo nesta clássica.
Levantei-me pelas 06h30 e às 06h50 já estava a tomar o pequeno almoço.
Carreguei a tralha na viatura e lá vou eu em direcção ao Campo da Feira, onde seria dada a partida por equipas, de 3 em 3 minutos.
Como ia individual, "encostei-me" a uma equipa e pelas 07h33 lá vou eu em direcção a Estremoz.
A primeira meia hora pedalei calma e descontraídamente, tanto mais que a equipa onde me tinha "hospedado" não era de grandes velocidades e quando senti o "motor aquecido" comecei a aumentar a velocidade.
Fui quase dos últimos a partir, pois já restavam apenas duas equipas para iniciarem o percurso e que tinham chegado um pouco atrazadas.
Durante a primeira metade do percurso fui passando muita malta, ora em equipas, ora isolados, não conseguindo desta vez encontrar uma roda que me garantisse um bom andamento, pelo que fiz quase todo o percurso em solitário, encostando aqui e alí, num ou noutro grupo para carregar baterias, pondo-me a "milhas" aumentando gradualmente a minha velocidade de cruzeiro, que desta vez, não foi lá grande coisa.
Até Rio Maior a coisa correu bem, o vento até ajudava, mas a partir daí, levantou-se vento um pouco forte e frontal, pelo que em determinada altura tive que retirar "o pé do acelerador" para não ser atacado pelo "homem da marreta"!!!
No primeiro dia, percorri a distância de 186 kms, passando por Rio Maior, Santarém, Almeirim, Raposa, Coruche, Mora, onde efectuei uma breve paragem para comer algo mais sólido, Pavia, Vimieiro e finalmente Estremoz.
Ainda assim cheguei ao final com a média de 31 kms/h
Fui dos primeiros a chegar ao Parqueamento junto à Câmara Municipal, também derivado ao facto de não ter perdido muito tempo em Mora e após arrumar a "asfáltica" dirigí-me de imediato à Pensão onde iria ficar alojado, para o banhinho retemperador.
Aproveitei para passar um pouco "pelas brasas" pois ainda era cedo e depois duma pequena volta com a família pelo quarteirão, fui até ao restaurante onde para completar o "abastecimento" me atirei a umas migas alentejanas com carne de alguidar. Que maravilha!!!
Não será a alimentação apropriada para ciclista, mas faz parte das minhas duas paixões. Andar de bike e comer!!! Não se pode ter tudo. Não consigo um "corpinho esbelto" mas ando com a barriguinha cheia. eh eh eh!!!
No segundo dia, partida marcada para a primeira equipa pelas 08h00.
Por essa hora já estava no local a preparar a "bicla" para mais uma aventura e pouco tempo depois lá parti encostado a outra equipa.
Mas hoje estava muito pior. Levantara-se uma grande ventania sempre de frente dificultando bastante a progressão.
A equipa onde me encostei ainda manteve um andamento vivo até Borba, mas a partir daí, foi um constante sobe e desce e eles quebraram bastante, pelo que resolvi fazer-me à estrada sózinho, enfrentando o vento que dificultou bastante a minha progressão, principalmente a longa subida para Elvas, que apesar de não ser muito inclinada, com o vento de frente e sem qualquer abrigo, moeu bastante.
A partir daí e até à fronteira do Caia, foi sempre em bom andamento.
Do Caia até ao "Pabellon Polideportivo de Badajoz" foi feito em pelotão guiado pela polícia espanhola e em andamento muito baixo.
Ainda assim, concluí os 59 kms do percurso à media de 29 kms/h.
Esta última etapa teve passagem em Borba e Elvas, com paragem na fronteira do Caia para regrupamento e entrada em Espanha em Pelotão.
No final houve banhinho quente no referido Pavilhão e entrega duma simbólica lembrança.
Findo o evento e após arrumar a "tralha" na viatura, desloquei-me ainda ao Cemitério Velho de Badajoz onde se encontra a campa do meu irmão, onde depuz um raminho de flores e lhe prestei uma singela homenagem.
De regresso a casa, acelerei até Campo Maior para almoçar no Restaurante do Jardim, onde me mandei a uma apetitosa sopinha de cação e um saboroso bacalhau assado no carvão com azeite e alho, que pôs término a esta minha participação em mais uma grande Clássica do Cicloturismo Nacional.
Para o ano, se as pernas me o permitirem, lá estarei novamente.
Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos, ou tavez na estrada!!!
Até lá
AC

Comentários

Anónimo disse…
Amigo Cabaço,

Espectacular! este teu relato!(como nos já habituaste!)
...fico com uma certa vontade para começar a "comer" o asfalto... acho que cada vez mais é uma boa alternativa ao btt. Mas voltando à tua crónica... só me resta dizer PARABÉNS!!! deu para sentir o ambiente e a maneira descontraída como abordas estas "maratonas" e estes eventos... Abraço e vemo-nos por aí... nos trilhos!

Carlos Pio

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-