Avançar para o conteúdo principal

"Ladeando o Tripeiro"

Altimetria
.o0o.
Manhã inicialmente fria, mas logo se foi transformando num belo dia de sol, proporcionando-nos uma bela jornada de Btt.
Hoje, fomos 5 os protagonistas desta aventura: AC, Filipe, FMike, João Valente e Paulo João.
Saímos da cidade pelas 08h20, hoje para partilhar novos trilhos e ir em busca de novos recantos.
A intenção foi pedalar até aos Pereiros, lá p'rás bandas das Sarzedas e regressar pela Praia do Muro, fazendo o reconhecimento de alguns trilhos onde já não passava há muitos anos.

Na Atacanha, virámos à esquerda para a N.18, que cruzámos e continuámos para o Cabeço da Barreira, onde mais à frente entrámos numa nova descida para a Ponte de Ferro, pelo Monte do Rouxinol.
Depois foi a primeira penitência protagonizada por estes 5 arfadores, na subida para a Capela de S. Lourenço.
Mais uma vez batemos com o nariz na porta do café junto ao complexo desportivo, pelo que tivemos de subir ao povo para tomar café, falhando também a primeira alternativa, no Café da Taxista, pelo que abancámos em frente, no Café da Praça e lá tomámos o cafézinho da manhã.

Votámos depois a descer até ás proximidades do campo de futebol, onde entrámos de novo nos trilhos, passando o cemitério e continuámos por belos trilhos em direcção ao Monte Tavares, com a rápida descida para a foz do Ribeiro do Tripeiro, que ali despeja as suas águas no Rio Ocreza.
Depois foi ladear o Tripeiro até à Praia do Muro, entrando no leito do rio, onde esboçámos umas pedaladas no areal e pedra roliça até que cruzámos efectivamente o ribeiro.
Alguns passaram a pé, mas dois houve que protagonizaram o primeiro acto heróico do dia.

O FMike que passou o ribeiro a pedalar, apesar dos abanões e rolanços da bicla e o João Valente, que passando um pouco mais a montante do FMike, acabou por fazer um picanço (qual Kamikaze em pleno ataque suícida) em direcção às alí pouco profundas àguas do Tripeiro, dando origem ao também primeiro momento hilariante da jornada. (Oh João, aqueles gritinhos que ouvias enquanto mergulhavas o capacete eram do FMike, não era eu. eheheh)

Depois daquela lição de pesca submarina, enfrentámos novo arfanço na longa subida para os Pereiros, a segunda do dia.
Foi um desfrutar de lindas paisagens, desta vez entre pinhais a perder de vista.

Dos Pereiros ao Muro, foi um instante, pedalando em trilhos espectaculares até à sempre às sempre bonitas paragens do Muro, onde se encontra as bonitas construções em xisto, naquela praia fluvial, um pouco abandonada. Merecia um pouco mais de atenção de quem de direito e constituiria certamente um precioso bem para as populações das aldeias envolventes e um bom incremento ao turismo rural. Haja vontade!!!!!!
Alí, em paragem sempre obrigatória e onde ficamos presos à paisagem que compõe aquelas paragens, aproveitámos para uma sessão fotográfica e descansar um pouco para enfrentar a terceira subida XL do dia, que nos levou lá para os lados da Bica, já nas imediações do Salgueiro, onde estreámos mais um belo single track, com um final de cabeça baixa e o dedinho a aconchegar os travões, que apenas peca por não ser mais longo.
Entrámos no Salgueiro pelo Campo de Futebol, ainda repleto de bolas de paintball, cujo torneio alí teve lugar no passado fim de semana.

Atravessámos a aldeia até à fonte existente lá no alto já próximo do cruzamento para o Freixial e seguimos rumo à Quinta de Valverde, pasando pelos Vales do Escudeiro e Garzinda, Lagar Novo e Lameiro do Velho.

Cruzámos a Ponte de Caféde já em alcatrão, onde o João Valente e o Paulo Macedo continuaram por questões de horário e compromissos, virando os restantes à esquerda para a Tapada das Figueiras e Parque de Campismo, para entrarmos na cidade pelas 13h20 com 58 divertidos kms percorridos em belos trilhos, com muita adrenalina, camaradagem e paisagens deslumbrantes.
Fiquem bem
Encontramo-nos nos trilhos
AC

Comentários

Fidalgo disse…
Belos trilhos e bonito e refrescante tralho o do JValente.
rider disse…
Bonito passeio, sem dúvida por trilhos espectaculares.
O dia também foi dos melhores do ano, ou não fizesse eu anos nesse dia ;-)

Quanto ao infortúnio do João Valente, se fosse na terra diríamos que tinha apanhado uma lebre, como foi na água, digámos que apanhou um barbo, ou elhor ainda, molhou as barbas.

Deixa lá JV, são estes momentos que ficam na história, hoje foste tu, amanhã seremos nós ...

É por isso que o BTT nos proporciona um espírito alegre, divertido e de confraternização.

Já não ando à 3 semanas :-(

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel