Avançar para o conteúdo principal

"Rota das Vacas"

Pensamento:
"A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto"
(Francis Bacon)
.o0o.
Hoje, a previsão meteorológica era de céu nublado e com ocorrência de chuva ou chuviscos.
Ao invés, a manhã nasceu um pouco fria mas solarenga e límpida o que nos proporcionou uma bela manhã de BTT.
Compareceram na Pires Marques o Dino e o Filipe que comigo partilharam mais esta pequena aventura por campos cobertos de lindos mantos verdes, bordados aqui e ali por grandes extensões de flores campestres que lhes confere lindas e variadas cores, lembrando o "Power Flower" do PJFA.
Mas não há bela sem senão e esses belos campos estavam também hoje cobertos de gado vacum.
Eram o8h40 quando saímos da Pires Marques em direcção ao já célebre portal do frigorífico que dá acesso à linha férrea.
Tomámos a direcção de Santa Apolónia, onde virámos para apanhar a vereda que nos conduz à estrada para a Estação.
Dalí continuámos para Escalos de Cima, onde não entrámos, contornando para a zona dos Barros.
Ao chegar junto a Barragem do Vaz Preto, assim conhecida, uma contrariedade. Uma manada de vacas assentou arraiais mesmo junto ao portal por onde pretendia-mos passar e que supostamente era liderada por uma outra imponente vaca negra como azeviche e que nos olhava frontalmente, impondo algum respeito, o que nos amedrontou um pouco, tanto mais que na vacada havia algumas crias bastantes jovens e que as mães (vacas) protegiam adoptando poses protectoras.
Como, quer eu quer o Filipe, já fomos protagonistas de episódios com vacas, não estávamos nada interessados em novos episódios e receámos avançar. Por sua vez, o Dino também não é fã de tal gado, não se mostrando muito à vontade, pelo que logo alí fizémos uma espécie de assembleia para decidir o rumo a tomar, se continuar, se voltar atrás.
Mas voltar atrás era quase um acto de cobardia e enchendo o peito de ar, resolvemos não retroceder, mas também não avançámos em direcção às vacas. Ficámo-nos pelo meio termo e saltámos a aramada cerca de 200 metros antes das "ditas cujas" para nos dirigirmos para o outro portal que dá acesso ao "arraial", mas a sorte estava a ser madrasta, pois também este portal parecia estar guardado por vacas. Sentimo-nos encurralados a parámos para observar o movimento destas ao mesmo tempo que procurávamos uma saída alternativa que nos tirasse daquele local em caso de necessidade.
Mas afinal as vacas eram mansas e parecendo compreender a nossa aflição, abandonaram pachorrentamente a zona do portal, que rápidamente atingímos e raspámo-nos dali para fora, parando no Restaurante das Bombas de S. Gens, para tomar café.
Para culminar, o Dino que não se "borrou" com as vacas, aguentou quando se escapuliu para o WC, voltando pouco depois para pedir a chave, pois a porta estava fechada. Quando regressou notava-se leveza naquela expressão facial.
Dalí rumámos à Lousa, por trilhos curtidos e ladeados por bonitas paisagens que nos fez sentir únicos em toda aquela grandeza e explendor. Sendo bêtetista, sinto-me um priveligiado por residir no interior, conseguindo pedalar dezenas de kms sem a presença do betão e do buliço dos grandes centros em perfeita autonomia e harmonia com a natureza.
Atravesámos seguidamente a Lousa na direcção do depósito da água virando para Escalos de Baixo, passando no seu limite urbano e tomámos azimute para o Monte de S. Luís e Castelo Branco, onde chegámos pelas 12h30 com 60 kms percorridos em ritmo certo à média horária de 17 kms.
Foi uma manhã agradável e divertida, mesmo com a peripécia das vacas, que contribuiu para a tornar engraçada.
.o0o.
Até à Páscoa, vou dar descanso às minhas bikes. Quanto a mim, algum trabalho com os últimos preparativos da Maratona de Castelo Branco, onde colaboro e no Domingo, dia 1, piro-me com a família para os Picos da Europa, para passar uns diazitos de férias, diferentes da rotina do dia a dia.
Regresso pela Páscoa.
Até lá.


Comentários

rider disse…
Também eu já tive duas situações de vacas (bovinos) :)
Um foi na Rota do Contrabando em Penha Garcia, onde tive de fugir para o meio da ribeira para escapar à cornada ...
A outra foi num passeio com o Nuno Maia, para os lados do Flower Power, só de me lebrar dos olhos daquelas locomotivas com patas, dá-me arrepios.

Mas têm o mesmo direito de habitar o planeta como nós e quase sempre somos nós é que as importunamos ;)

Sr. Cabaço desejo-lhe umas óptimas férias e espero que na Páscoa já esteja a 100% para o acompanhar (ou tentar) numas pedaladas por aí.

Um abraço

rarn

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel