Avançar para o conteúdo principal

"Manhã radiante de sol e de amigos"

.o0o.
Pensamento:
"A actvidade enriquece mais que a prudência"
"Luc C. Vauyenargues"
.o0o.
Voltaram as manhãs radiantes de sol e com elas, a rapaziada também vai aparecendo.
Hoje, fomos 7, que nos juntámos no P.Infantil da P.Marques. Eu, o Paulo Alves, o Filipe, o Marco, o Daniel, o João Valente e o Rui Macedo. O Marco apresentou uma proposta para irmos fazer uns "single tracks" bastante técnicos" e inclinados que conheceu recentemente lá para os lados dos Cebolais, mas sinceramente" venho duma semana em que andei bastante gripado e alguns dias acamado e não estava nada à vontade para percursos demasiado técnicos. desculpa lá Marco fica para a próxima. Está prometido.
Rumanos então em direcção ao bonito Vale da Pereira, zona de excelência para a prática do BTT de lazer, não dá para imitar "downiller's", "frerider's" e outros saltitantes, mas apenas andar de BTT, apreciar paisagens e exibir a "digital",mas também dá para nos divertirmos um pouco.
Assim; imersos na "colectânea" de carvalhos, que sendo árvores de folha caduca, fazem que os solos verdejantes repletos de folhagem, nos proporcionem momentos de grande admiração pela paisagem que nos envolve. Ainda no Vale e por entre giestal e carvalhal, delineamos um bonito single track que los levou à margem esquerda do Rio Ocreza, que cruzámos mais adiante na ponte da estrada de Caféde. Já em direcção ao Palvarinho, embrenhámo-nos nalguns trilhos a ser percorridos na "Rota do Gaio", que não vou nomear por motivos óbvios, mas que vos digo serem espectaculares e cujo passeio, agendado para 4 de Março recomendo vivamente. Basta ter sido delineado pelo meu amigo "Roberto", profundo conhecedor da zona, para vos garantir espectacularidade no percurso.
Como a malta também gosta do cafézito, parámos nas bombas de combustível sitas no cruzamento do Palvarinho.
Seguidamente, rumo à aldeia com passagem pelo espectacular "single" entre hortas e que dá entrada pelo lado da igreja . (obrigado RARN por no-lo teres ensinado)
Depois da fotos de grupo junto ao lavadouro comunitário e antes que se acabasse a adrenalina rápidamente nos deslocámos em direcção à espectacular descida para a Ponte de Ferro.
Frenética, simplesmente, com a malta a tentar exibir ao máximo os seus dotes fotogénicos (algumas máquinas não aguentam) e uma pose mais "pró" ao passar junto à "digital" que os captava numa curva apertada e novamente umas dezenas de metros mais adiente, desta vez, pela lente da "digital" do Paulo. Foi lindo.
Paramos pouco tempo na Ponte de Ferro para tirar umas fotos e depois, aquela subida. Bem, aquela subida até ao Moinho que não tem tanta graça. A malta refila, mas no fundo até gosta.
Uns breves momentos de espera para reagrupar e toca a pedalar que se vai fazendo tarde, apesar de já se verem os telhados, como se ousa dizer, em direcção ao Monte da Barreira para fazer a não muito longa descida para o pontão, mas que dá um gozo danado, seguindo depois o trajecto em direcção à Cova do Gato, onde cada um tomou o seu rumo. Chegámos a Castelo Branco pelas 13h om 42 kms percorridos.
.o0o.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-